segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Oz Noy

2009 - Schizophrenic
Gênero: Jazz-Rock/Funk/Fusion



Peço aos leitores que prestem atenção nas futuras postagens do Blog Jazz e Rock, estou com um material de músicos israelenses, minha vontade era postar tudo de uma vez, mas como não é possivel, vou apresentando aos poucos, espero que apreciem (sem moderação) as novidades.

Oz Noy é um guitarrista de Israel, que começou sua carreira profissional aos 13 anos de idade tocando, jazz, blues, pop e rock. Aos 16 anos Oz já estava tocando com os principais músicos israelenses e aos 24 anos foi considerado um dos melhores guitarristas do país. Chegou em Nova York em 1996, onde teve um excelente reconhecimento entre os músicos locais, com seu som único que mistura um pouco do rock, blues, funk e jazz, aliada as composições bem elaboradas. Em 2003 lançou seu primeiro álbum solo "Oz Noy Live" acompanhado de Anton Fig e Keith Carlock na bateria, Reggie Washington, James Genus e Will Lee no baixo. Em 2004 assina com o selo “Magna Carta” e lança, em seguida, seu segundo CD intitulado “Ha!”.Em 2007 lança seu terceiro álbum “Fuzzy”, considerado um dos melhores da sua carreira.

“Schizophrenic ” (2009) é o seu mais recente trabalho, a diferença desse álbum em relação aos outros, é que dessa vez Oz traz uma sonoridade digamos mais tradicional, parece que o objetivo do músico foi o de buscar novos horizontes pra sua música, de maneira mais madura musicalmente, com a intenção de atrair novos fãs. O time de músicos que acompanharam Oz nesse trabalho é de primeira, Will Lee (baixo), Anton Fig (bateria), Keith Carlock (bateria) , Dace Weckl (bateria), Ricky Peterson (teclado), Chris Palmaro (teclado) e Steve Lukather (guitarra), como vocês perceberam existem três bateristas e dois tecladistas, isso significa que a formação varia de uma música para outra, uma sacada bem interessante por sinal.

Destaque para a faixa de abertura “Ice Pick”, nessa música é possivel notar uma sonoridade pop um pouco mais forte da usada nos álbuns anteriores. “120 Heart Beats” é certamente a música mais comercial que Oz já produziu, tem a participação do guitarrista Steve Lukather, o riff distorcido durante a música é dele , já na música titúlo “Schizophrenic”, Lukather aparece com uma guitarra bem mais pesada, entre as levadas de funk de Oz Noy, na mesma faixa tem um duelo de solos de bateria entre Anton Fig e Carlock Keith. “Seven” e “Underwater Romance” são as duas baladas do álbum, com um jazz mais suave, um som excelente, que convida o ouvinte a viajar a cada nota. Em "Elephant Walk" e "Jelly Blue", Oz mostra uma pegada voltada para o blues, alias isso é uma das qualidades do guitarrista, a improvisação e a sua vasta bagagem músical, e por que não dizer um espírito digamos aventureiro e com liberdade de criação, é isso que ele passa atráves da sua música.

Boa Audição !

Track List

01. Ice Pick
02. 120 Heart Beats
03. Seven
04. Schizophrenic
05. Elephant Walk
06. Twice in a While
07. Jelly Blue
08. Underwater Romance
09. Bug Out.

Oz Noy Trio - "Just Groove Me" (Oz Noy, Dave Weckl & Will Lee)


MySpace Oficial: Oz Noy

3 comentários :

  1. Schizophrenic

    Muito obrigado, excelente CD, Oz Noy manda muito, fora Will Lee e CIA.

    ResponderExcluir
  2. Dear Author www.jazzerock.com !
    I think, that you are not right. I am assured. Let's discuss. Write to me in PM.

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel!
    Não encontro link pra fazer o download.
    Abraço.
    Raul Boeira

    ResponderExcluir