sábado, 19 de setembro de 2009

AC/DC

1980 - Back in Black
Gênero: Rock'n'Roll


Nesses últimos dias, devido a algumas dicas, estou começando a conhecer e me aprofundar em algumas bandas. A mais recente foi à banda australiana AC/DC, é mais um caso que eu já citei em outras postagens, eu já conhecia o som, porém nunca peguei um álbum para ouvir por completo. E essa semana um amigo do trabalho me indicou o “Back in Black”, que foi considerado um marco na história do rock, mais de 20 milhões de cópias vendidas, sendo o segundo mais vendido na história da música.

“Back in Black” foi lançado em um momento complicado do AC/DC, pois em 1980 o então vocalista Bon Scott tem uma morte trágica – que até hoje não foi devidamente explicada – ele que ao lado do guitarrista Angus Young traçava digamos toda característica do som do AC/DC. A importância de Bon Scott para a banda era clara, desde as composições – muitas das vezes escritas durante as turnês, entre um show e outro nos quartos dos hotéis – feitas ao lado dos irmãos Young, tais composições arregimentaram uma multidão de fãs no mundo inteiro. A notícia da sua morte veio algumas semanas depois da tour que promoveu o álbum “Highway To Hell”, Scott morreu em 19 de Fevereiro de 1980, enquanto Angus e Malcolm procuravam um estúdio para ensaiar o próximo disco em Londres. Mesmo com um perda irreparável, a banda decide continuar sua carreira, e durante uma viagem, Angus, Malcolm e o empresário Peter Mensch começam a procurar o provável substituto de Bom Scott. O escolhido foi Brian Johnson, que conquistou seu espaço pelo seu carisma e principalmente pela sua qualidade nos vacais, aliada a um excelente trabalho, sua estréia não poderia ter sido melhor, sem contar que o timbre do seu vocal não era tão diferente do Scott, isso o ajudou ainda mais.

Apesar de todo contexto que envolveu o lançamento do “Back in Black”, sua aceitação foi ainda maior, sem dúvida uma das grandes superações do rock, afinal a perda do vocalista poderia dizer se o AC/DC iria acabar ou continuar, porém a resposta foi digna, através de clássicos como “Hells Bells”, “Back in Black”, “You Shook Me All Night Long” e “Rock and Roll Ain’t Noise Pollution”, a banda alcançou um status ainda maior e a partir daí a banda começou a trilhar um novo caminho. Apesar das autorias das 10 faixas serem creditadas à Malcolm, Angus e Brian Johnson, algumas idéias como por exemplo de "You Shook Me All Night Long", vieram do falecido Bon Scott.

Boa Audição !!

Track List

01. Hells Bells
02. Shoot To Thrill
03. What Do You Do For Money Honey
04. Given The Dog A Bone
05. Let Me Put My Love Into You
06. Back In Black
07. You Shook Me All Night Long
08. Have A Drink On Me
09. Shake A Leg
10. Rock And Roll Ain't Noise Pollution

AC/DC - "Hells Bells" (Live at Donington 1991)


Site Oficial: AC/DC

3 comentários :

  1. AC/DC não é Hard Rock. O Hard Rock só surgir nos anos 80, e o AC/DC é dos anos 70 logo é apenas o bom e velho Rock'n'Roll

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Opa..obrigado pela informação, vou corrigir o meu erro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Hard rock ou heavy rock tem suas raízes do rock de garagem e psicodélico do meio da década de 1960, que se caracteriza por ser consideravelmente mais pesado do que a música rock convencional e marcada pelo uso de distorção, uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos. A banda é normalmente classificada como hard rock e considerada uma das pioneiras do heavy metal, juntamente com bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, Thin Lizzy, Judas Priest e Deep Purple. No entanto, os seus membros sempre classificaram a sua música como rock and roll. É controverso as razies iniciais de suas formação.

    ResponderExcluir