quinta-feira, 4 de junho de 2009

"Rainha do blues", Koko Taylor morre aos 80 anos.








Ouça a música: "Piece of Man" (Koko Taylor) (2007 Old School)








Ouça a música: "Something You Got" (BB King duet with Koko Taylor)


Considerada um dos grandes nomes da música, Koko Taylor morreu na tarde da última quarta-feira (03/06) em Chicago, nos Estados Unidos. Considerada "rainha do blues", a cantora estava com 80 anos e sofreu complicações após uma cirurgia realizada no último 19 de maio em função de um sangramento intestinal.

Segundo informações do jornal Chicago Sun-Times, a notícia foi dada através de Bruce Iglauer, fundador da Alligator Records, gravadora que cuidava da carreira de Koko desde a década de 70. A cantora estava internada no hospital Northwestern Memorial e o empresário estava na instituição monitorando seu estado.

Órfã desde os 11 anos, a artista nasceu em Memphis (Tennesse) em 1928 com o nome de Cora Walton, foi apelidada de “Koko” devido sua paixão pelo chocolate. Começou muito cedo na música, inspirada pela música gospel e pelo blues, Taylor começou tocando junto com seus irmãos e irmãs, através de instrumentos caseiros. Em 1952 começou a crescer como cantora de blues nos clubes do sul de Chicago, o impressionante foi que ela chegou na cidade com nada mais nada menos que trinta e cinco centavos. Depois de muitas dificuldades e realizações, em seus 40 anos de carreira, ela recebeu 29 Blues Music Award, um Grammy (1984), recebeu a Medalha Nacional das Artes por sua contribuição à música dos EUA e também entrou para o “Blues Foundation’s Hall of Fame”, foi eleita a cidadã do ano de Chicago através da Chicago Magazine. Em seu ultimo trabalho “Old School” lançado em 2007, Koko foi nomeada para um Grammy. Durante a carreira, em que conseguiu superar o domínio dos homens em sua classe musical, ela levou a sua música do pequeno clube de Chicago, para o mundo. Ela compartilhou com todos os mestres do blues, incluindo Muddy Waters, Howlin’ Wolf, BB King, Buddy Guy e também com ícones do rock, Robert Plant e Jimmy Page.


A “Rainha do Blues”, Koko Taylor nos deixou aos 80 anos. Mais que uma rainha, uma batalhadora e acima de tudo, uma vencedora, passou pelo mundo de forma brilhante e certamente sua obra ficará viva por várias gerações.

Site Oficial: Koko Taylor

Nenhum comentário :

Postar um comentário