sexta-feira, 22 de maio de 2009

Entrevista Exclusiva: Carlos Tomati

Por Daniel Argentino e Igor Almeida

Eu (Daniel Argentino) e o Igor Almeida entramos em contato com o guitarrista Carlos Nascimento, mais conhecido como Tomati e perguntamos se ele poderia conceder uma entrevista para o Blog Jazz e Rock, para nossa felicidade ele aceitou. Confira abaixo a entrevista na integra, e conheça um pouco mais do seu universo musical, profissional e algumas curiosidades. Não esqueça de deixar o seu comentário !

JR - Como surgiu essa paixão pela música e como foi o inicio da sua carreira?

Tomati - Comecei tocando de ouvido ainda criança. Batucava na mesa e cantava as músicas com o rádio. Fiz aula de bateria, mas como era um instrumento muito caro, ganhei um violão e continuei acompanhando o rádio.

JR - Quais são as suas influências musicais?

Tomati - Todo mundo me influencia. Depois de 30 anos de profissão não consigo citar nomes, seria injusto com alguém.

JR - Como surgiu o convite para participar do Sexteto e como tem sido essa experiência? E de que forma isso contribuiu para sua carreira musical?

Tomati - Dei uma canja fusion no programa, o Jô gostou e queria que ficasse duas guitarras, eu e o Rubinho, mas o Rubinho teve um problema de saúde e não aguentou. Desde então (1998) faço parte dessa turma do Jô Soares (Padrinho), e tenho aprendido muito sobre várias coisas: produção, iluminação, profissionalismo de um modo geral. Trabalhar com o Jô e como estar na faculdade. Além disso, me tornei conhecido no país e no resto do mundo.

JR - Você já falou abertamente sobre sua crença. Musicalmente falando, como você vê o cenário musical cristão (nacional e internacional) quanto à qualidade das letras e da técnica?

Tomati - MIGUEL GARCIA. O resto não me interessa, não demonstram interesse pela música. Na minha opinião.

JR - “Lord’s Children” é o seu terceiro álbum solo, tem uma sonoridade sensacional, uma fusão entre o rock, jazz, soul music e o blues, nos conte como “nasceu” esse álbum?

Tomati - Na praia. Fiz as músicas e comecei a gravar. Então surgiu um convidado e depois outro e depois outro, como eu considero o músico uma criança com o seu brinquedo predileto, independente de crença, raça etc..., chamei o trabalho de "Lord's Children".

JR - Você participou da gravação do cd ao vivo “Jô Soares e o Sexteto”, vocês ensaiaram durante quanto tempo antes de realizar os shows? E existe a previsão do Sexteto lançar outro cd?

Tomati - Ensaiamos bastante e fizemos uma "tur" fantástica e muito divertida pelo Brasil. Não sei se faremos outro, mas tenho saudade dessa época.

JR - Você conta com algum patrocínio? Alguma marca te “mantém” com cordas, cabos, guitarras, etc? Se sim, como foi pra conseguir esse tipo de patrocínio?

Tomati - Sou muito exigente com esse tipo de trabalho e acho que o processo no Brasil é muito lento e desatencioso para com o artista. Já trabalhei com grandes marcas nacionais e internacionais. Estou sempre pronto para fazer um bom negócio e sempre retribuo o que me oferecem, talvez por isso eu não esteja envolvido com muitas empresas nesse sentido. Na maioria das vezes a qualidade não me satisfaz e não existe uma ajuda financeira, daí, só se o produto for de meu grande interesse. No momento trabalho com a "ROLAND" e tem sido incrível. Também estou desenvolvendo minha guitarra com o luthier "JOKER", tive meu vídeo aula digitalizado para DVD pela "Aprenda Musica" e tenho correias da "IBOX" com minha assinatura.

JR - Recentemente notei que você “trocou” sua – linda, diga-se de passagem – Fender e está usando outra guitarra. É alguma guitarra signature? Se sim, conte-nos um pouco sobre ela.

Tomati - Enquanto minha guitarra não fica pronta estou usando uma SAMICK modelo INDY que foi desenhada pelo meu grande amigo, Fabio "INDIO" Amaral, há muitos anos atrás e minha "linda" FENDER. No final de 2008 pude experimentar um protótipo do meu projeto que esta sendo melhorado e deve ficar pronto logo pra eu usar no programa.

JR - Além do Jô, você tem se apresentado com algum grupo, como o Homless Trio?

Tomati - Sim, THT Tomati Homeless Trio, Quarteto e Duo com a cantora Michelle Spinelli no Brasil e USA e com o Jô e o Sexteto em shows empresariais.

JR - Indo pro lado mais técnico da coisa, o timbre da sua guitarra, seja na TV, ou nos discos, é constantemente IMPECÁVEL. Conte-nos um pouco sobre seu set.

Tomati - Duas mãos, um cérebro, dois ouvidos, bons instrumentos, muito estudo e um pouco de bom gosto.

JR - Você tem algum projeto futuro (musicalmente falando), já está pensando em lançar um novo álbum solo?

Tomati - Tenho mais três discos prontos para gravar, mais não tenho recursos no momento, esperava que Lord's Children fosse melhor de vendas para eu dar continuidade, mas não foi tão bem divulgado quando estava nas bancas. Esperava mais. Continuo vendendo discos para isso, aceito encomendas e estou precisando de um web master e uma loja virtual para aumentar as vendas.

JR - Estamos iniciando uma nova coluna no BLOG. É uma cópia descarada (risos) de uma coluna da Cover Guitarra que eu gosto muito!

Indo direto ao ponto:

JR - Pra você qual é o melhor disco da história?

Tomati - Só vou poder dizer quando EU entrar para a história.

JR - E o PIOR disco da história?

Tomati - Idem. Hahahaha.

JR - Qual disco você tem ouvido bastante na última semana?

Tomati - Man in the air - KURT ELLING

JR - Qual disco você curte, mas tem vergonha de admitir?

Tomati - Nenhum. A vergonha se refere ao que os outros pensam e eu não to nem aí.

JR - Tomati foi uma honra entrevistar você e conhecer um pouco mais sobre seus projetos e sua carreira musical, nós do Blog Jazz e Rock agradecemos de coração. Abraço.

Tomati - Obrigado pela oportunidade. Foi divertido. Um OXALÁ pra todos.

9 comentários :

  1. Mto boa a entrevista, meus parabens, continue trazendo esse tipo de fundamento curioso para o blog, abração!

    ResponderExcluir
  2. Jazz e Rock surpreendendo cada vez mais ^^ muito boa essa entrevista, ficamos conhecendo um pouco mais do Carlos Tomati e sua musicalidade!

    ResponderExcluir
  3. Pô, Daniel, que bacana!!!
    .
    Adoro o Tomati, tenho 2 Cds originais dele, e mostrava pra todo mundo a qualidade dele.
    .
    No Jô, ele não mostra nem o mínimo da técnica dele, sem falar nas composições bacanas e complexas!
    .
    Valeu por mais essa!
    http://www.ed-motta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Verdade Marcelo, o Jô até já brincou falando que o Sexteto não sabe tocar uma música inteira rsrs. Infelizmente na TV o tempo é muito curto né.

    Agora para quem não conhece o trabalho do Tomati e a sua capacidade como guitarrista, o álbum "Lord's Children" da uma boa noção disso. Sem contar o CD "Jô Soares e o Sexteto".

    E em breve (se tudo der certo) nova entrevista com mais um integrante do Sexteto !

    ResponderExcluir
  5. Poutssssss....
    10 a entrevista...
    parabens
    o/

    ResponderExcluir
  6. Ahe Daniel.... fera a entrevista cara... o Tomati é um grande referencial como músico, aos guitarristas de plantão... é uma grande influência...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela entrevista!

    O pessoal do blog ta de parabéns. É disso que a gente precisa!!!

    ResponderExcluir
  8. Excelente entrevista!
    Tomati é um garnde músico!

    ResponderExcluir