segunda-feira, 27 de abril de 2009

Iron Maiden

“A Matter of Life and Death” é sem sombra de dúvidas um dos melhores álbuns da carreira da Donzela. Um álbum fantástico, que já começa pelo visual da capa, passando pelas letras bem elaboradas, as três guitarras em perfeita sincronia, com solos e riffs destruidores, o baixo de Steve Harris que dispensa comentários e claro sem contar a voz inconfundível de Bruce Dickinson. Apesar dos 30 anos de estrada, a banda se renova a cada álbum, sem perder as suas características. O tema principal é a guerra, quem conhece os outros trabalhos da banda, sabe que ela sempre usou desse assunto em suas músicas, só que agora parece tratar do tema com muito mais realismo e mostrando o lado das pessoas que usam a religião para justificar suas guerras.

O álbum começa com “Different World”, eu particularmente curto muito esta música, o refrão marcante fica “grudado” logo na primeira audição. “These Colours Don’t Run” começa com um instrumental mais lento, outra característica que acompanha as músicas da banda, aos poucos o som vai ganhando peso, solos e um vocal poderoso. A partir dessa música todas passam a abordar a guerra como tema, seja ela religiosa ou política.

“Brigther Than a Thousand Suns”, um dos destaques individuais de um álbum que, no geral, mantém a qualidade de suas faixas lá em cima. Com todo potencial para se tornar um dos clássicos da banda, a letra se baseia na criação da bomba atômica e se foca na intolerância humana. Musicalmente, é uma das mais elaboradas músicas do disco, na medida em que alterna passagens calmas com outras recheadas de peso, numa perfeita mescla entre o som pesado com o progressivo, o destaque dessa música vai para o instrumental, as guitarras em plena sincronia e as “cavalgadas” marcantes do baixo tocado com maestria por Steve Harris.

“The Longest Day” fala sobre o Dia D, data na qual as tropas aliadas deram aquele que seria o golpe derradeiro nas tropas nazistas de Hitler, nesta faixa Bruce praticamente “lê” a letra e aos poucos vai aumentando a potência do seu vocal juntamente com um instrumental contagiante ao fundo. “Out of The Shadows” pode ser encarada como a balada do álbum, começa com um som de peso, porém com violões e a voz cadenciada de Bruce, o destaque fica para o refrão, que é bem repetido no decorrer da música.

“The Reincarnation of Benjamin Breeg” é também o nome do primeiro single do álbum, o interessante dessa música, é que ela fala de um homem chamado Benjamin Breeg, desde então, criou-se um mistério e ninguém sabe quem é. Um site foi criado para contar a tal história, porém ao que parece não passa de um personagem fictício criado pelos membros da banda. A música segue a mesma linha, começa lenta, até que Harris e Bruce entram em cena e logo depois as guitarras.

“For the Greater Good of God” é uma música marcante, mostra a guerra religiosa e começa com uma pergunta – “Será você um homem da paz ou um homem da guerra santa?”, é a música mais longa do álbum, no entanto é tão bem trabalhada, desde o inicio lento, passando pelo refrão avassalador, riffs mais uma vez impecaveis e o instrumenta que no decorrer da música permanece com bastante pegada.

“Lord of Light” é outra música que merece estar entre as melhores do álbum, a introdução – cantada – é a maior entre todas as faixas, Bruce é acompanhado pela guitarra e pelo baixo, quando derrepente para tudo. E então começa soar o peso da guitarra e daí em diante Bruce demonstra seu potencial conduzindo a música como maestria e provando por que ainda é considerado um dos melhores vocalistas do mundo, o interessante são as variações que contém durante a música. O álbum termina com “The Legacy”, uma faixa no mínimo diferente das demais, na minha opinião é a faixa mais inovadora de todo álbum, começa com uma voz calma e acompanhada por violões, que logo são substituídos por guitarras, até a voz do Bruce “sofre” variação, ora limpa e ora abafada.

“A Matter of Life and Death”, me surpreendeu de maneira positiva. Primeiramente pelo tema, segundo pelas letras, ao ver a tradução você perceber que são letras bem trabalhadas, e com um lado até certo ponto histórico e que não apela para coisas absurdas. Depois pelo instrumental, muitos dizem que o Iron é igual do primeiro ao ultimo álbum, até certo ponto concordo, afinal é heavy metal e não tem que ficar buscando coisas mirabolantes, por outro lado vejo que o Iron buscou inovar nesse álbum, riffs e solos bem trabalhados, afinal conduzir e encontrar uma harmonia entre os três guitarristas (Adrian, Dave e Janick) não é fácil, Steve Harris e seu baixo continuam impecáveis, ele pode não ser um baixista virtuoso, mais quando o assunto é heavy metal ele é o melhor disparado, tanto pelos seus riffs, quanto por sua agilidade e precisão, sobre Bruce Dickinson precisa de algum comentário? Ele está com 50 anos, pode não ser o mesmo de duas décadas (é claro), porém o titio Bruce ainda põe muito vocalista no bolso. Este é o tipo do álbum que vale ouvir e prestar atenção em cada segundo, em cada solo ou agudo, por que não é sempre que produções com esse nível são lançadas.

2006 - A Matter of Life and Death
Gênero: Heavy Metal



Track List

01. Different World
02. These Colours Don't Run
03. Brighter Than A Thousand Suns
04. The Pilgrim
05. The Longest Day
06. Out Of The Shadows
07. The Reincarnation Of Benjamin Breeg
08. For The Greater Good Of God
09. Lord Of Light
10. The Legacy

Iron Maiden "Different World"


Site Oficial: Iron Maiden

Um comentário :

  1. Sem sombra de duvida ainda é a maior banda que conheço. O Maiden foi meu primeiro conta com o heavem metal de primeira linha (ja que depois de muita estrada, o som ja não é o mesmo), mantendo ate hoje as performasses que sempre fizeram da donzela a grandeza desta banda. Fui em Brasilia no Brasilia Camping no dia 20 de Março, sexta-feira ver novamente minha banda preferida. Abraço e fica na paz.
    Mr. Butterfly

    ResponderExcluir