sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Galdino OctOpus


Viva a arte e a música independente, é uma honra poder divulgar esse álbum no Blog Jazz e Rock, por que sabemos como é dificil ser independente no mundo da música. Eu estava preparando um texto como apresentação, mas ao entrar em seu site, me deparei com um texto que dispensa qualquer comentário, seria em vão se eu criasse outro, sendo que o próprio Galdino conta com perfeição sobre seu novo trabalho solo "OctOpus I – Quem tem ouvidos ouça".

O cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador baiano Galdino traz para seu primeiro trabalho solo e autoral, "OctOpus I – Quem tem ouvidos ouça", suas experimentações, aliadas agora à carreira construída no projeto de maior destaque na cena independente do Brasil, "O Teatro Mágico". Vindo de uma família nordestina intimamente ligada à música, esse autodidata que chegou à vida acadêmica quer convergir de forma espontânea para uma sonoridade universal. OctOpus visa exprimir a idéia de fusão, provocando a nossa sensibilidade e reafirmando o novo vetor de expressão artística surgido na cena brasileira como tentáculos dum mesmo motor: arte livre e independente. Os ecos de seus mestres estão presentes (Gilberto Gil, Pixinguinha, Stephanie Grapelli, J. S. Bach...), mas de forma sutil e sem arremedos. A sonoridade advinda da formação instrumental menos usual (violão de 12 cordas com afinação alterada; baixo acústico e guitarra; o contraponto entre violino e percussão, além dos samples) tende para o ancestral, inconsciente e coletivo. O projeto é compartilhado livremente na internet: os vídeos e as canções, somados, já beiram os 200 mil acessos, sendo que o CD já soma quase 10 mil downloads grátis. Em três meses foram 1mil CDs, alguns premiados com outros virgens para serem copiados e repassados.

2008 - OctOpus I - Quem Tem Ouvidos Ouça

01.Bach na BA
02.Consciência - o que foi... o que pode ser (Part. Especial: Fernando Anitelli)
03.Amorticínio - a canção
04.Atemporânea
05.Colcha de retalhos
06.Loa ao luar
07.Panapaná (Part. Especial: Thalita)
08.Cirandeiro
09.Hedonista
10.Pingo sem i
11.Borboleteio
12.Sarabande - cri por ela crer!

Site Oficial: Galdino OctOpus

Um comentário :

  1. Maravilhoso. Esplêndido. Por que os homens já conseguem compreender o belo? Onde estão que não se curvam, que não são capazes de divulgar trabalhos, músicas de tamanha beleza?

    ResponderExcluir