sábado, 24 de janeiro de 2009

S.M.V

(Victor Wooten, Stanley Clarke, Marcus Miller)

Três baixistas que dispensam qualquer comentário, quem é baixista ou acompanha o cenário jazzístico deve conhecer-los pelo menos de ouvir falar.

Stanley Clarke, Marcus Miller e Victor Wooten (SMV), o grupo foi formado em 2008, o “projeto” deu certo quando os três se apresentaram em um concerto realizado pela “Bass Player”, então no mesmo ano o álbum “Thunder” foi lançado e começaram a turnê mundial.

Um breve histórico sobre os três, Stanley Clarke é considerado uma lenda viva, diz que ele conseguiu fazer com o baixo o mesmo que Louis Armstrong e Charlie Parker fizeram com o trompete na época em que tocavam. Considerado um baixista virtuoso, conseguiu colocar seu nome no cenário jazzístico de forma rápida, tocou com Stan Getz, Horace Silver e Al Di Meola, lançou álbuns solos e fez participações em filmes. Marcus Miller é compositor e músico de jazz. Já tocou com grandes músicos entre eles: Miles Davis, David Sanborn (saxofonista americano), Bee Gees, Frank Sinatra, Mariah Carey e até Djavan. Miller foi treinado classicamente como um clarinetista, e toca também o clarinete baixo, teclado, saxofone, e guitarra, e é um cantor competente. Miller abriu caminhos no desenvolvimento de uma técnica chamada de "slapping". Sua habilidade no baixo "fretless" (sem trastes) levou o instrumento para contextos musicais previamente inexplorados com qualquer tipo de baixo elétrico, alem do mais Marcus Miller nunca escondeu sua admiração e sua influência do baixista Jaco Pastorius. Cedo na sua carreira, Miller era acusado de imitar demais o estilo do Pastorius, inegavelmente uma influência que era, e ainda é enorme. Victor Wooten, é um dos mais conceituados baixistas da atualidade, é de uma família de 5 irmãos (sendo ele o mais novo), todos seus irmãos tocavam ou cantavam, na época que Victor tinha 3 anos seu irmão mais velho começou a lhe ensinar a tocar baixo. Victor fez sua estréia profissional aos 5 anos no “The Wootens”, a banda de cinco irmãos. Desde então a sua fama não tem parado de crescer. Tocou com os grandes - Branford Marsalis, Chick Corea, Jaco Pastorius, etc. - e recebeu diversos prêmios, incluindo dois “Nashville Music Awards” e três (sem precedentes) para o melhor baixista do ano atribuídos pela “Bass Player Magazine” e ganhou igualmente dois Grammy's.

Depois do breve histórico já da para imaginar como é o álbum “Thunder”, um som da mais alta qualidade, instrumental de tirar o fôlego, eu particularmente – apesar de não ser músico – nunca ouvi nada parecido, ainda mais envolvendo três grandes baixistas, um som irresistível do começo ao fim. Se você não gosta de jazz fusion, depois de ouvir esse álbum vai mudar radicalmente de opinião.

2008 - Thunder
Gênero: Jazz Fusion



Track List

01.SMV
02.Thunder
03.Hillbillies On A Quiet Afternoon
04.Mongoose Walk
05.Los Tres Hermanos
06.Medley: Lopsy Lu/Silly Putty
07.Milano
08.Interlude: Classical Thump/Where's Stanley?
09.Tutu
10.Lil Victa
11.Pendulum
12.Interlude: 'Lemme Try Ya Bass'
13.Grits




Site Oficial: SMV, Stanley Clarke, Marcus Miller e Victor Wooten

5 comentários :

  1. Boa indicação. Tenho um dvd com S. Clarke tocando ao lado de Al Di Meola e Jean Luc-Ponty e o cara é realmente muito bom. Vou conferir essa. Valeu...

    ResponderExcluir
  2. Opa! Acompanho bastante o trabalho do Victor Wooten e já tinha visto esse vídeo, porém não tive a oportunidade de baixar o álbum. Valeu Daniel, já to baixando. O som do V. Wooten com os Béla Fleck and the Flecktones é sensasional. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Vou procurar o som do Victor com os Béla Fleck and the Flecktones. Valeu pela dica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente não curti o álbum, falta muito feeling para o victor e stanley, eles fazem malabarismo demais com o instrumento. Unico q realmente presta é o mestre Miller.

    Opnião minha, espero q respeitem.
    Se quiserem discutir

    Meu msn: kitsune_4@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. muy buen blog,funciona todo,saludos desde argentina!!!! gracias

    ResponderExcluir