sábado, 31 de janeiro de 2009

Márcio Faraco

Márcio Faraco é violonista,compositor, arranjador e cantor, está alcançando o reconhecimento mundial como uma das personalidades mais originais e inovadoras da nova música popular brasileira. O nome dele pode soar desconhecido para você, já que ele faz muito mais sucesso no exterior do que no Brasil. Ele é gaúcho, porém viveu grande parte da sua adolescência e juventude em Brasília, sua história é muito interessante, chegou a largar a faculdade de Direito em Brasília para tentar carreira musical no Rio, já possuia um extenso currículo, que incluía shows pelo país, prêmios em festivais, composições em vários estilos — canções, rock, baladas, bossa nova. Mas queria muito mais. No Rio, bateu perna, tocou na praia, em bares, fez amigos, compôs com e para Cássia Eller, conheceu Vanessa — uma francesa nascida em Cannes com quem é casado até hoje —, mas não conseguiu furar o bloqueio das gravadoras. E decidiu arriscar a vida na França.

“Ninguém nem queria ouvir a minha música aqui” – lembra Márcio Faraco sem esconder certa mágoa, que virou um princípio de depressão quando, anos depois, em nova tentativa de gravar o primeiro disco, pediu ajuda ao amigo mais ilustre. Mas de nada adiantou o apadrinhamento de Chico Buarque, que conhecera em 1994 na gravação de um programa de televisão, quando ele trabalhou como violonista e arranjador. Chico circulava com um CD demo de Márcio pelo Rio, mostrando o som do amigo para todo mundo, mas as portas das gravadoras brasileiras continuaram fechadas. ‘‘Eles não querem você, não. Se vira por aí’’, disse Chico.

Finalmente, depois de anos tentando, acabou conseguindo contato — e contrato — com uma gravadora, a Universal, graças à intermediação do músico francês Didier Sustrac, com quem tocava. Em 1999 lançou o primeiro CD, “Ciranda”. O disco foi bem recebido pela crítica, lançou Márcio Faraco ao hall da fama e já vendeu 60 mil cópias. Quatro anos depois, com o segundo CD, “Interior”, 30 mil cópias vendidas em poucos meses, Márcio ganhou resenhas elogiosas de críticos que chegam a compará-lo a Antônio Carlos Jobim. Isso mesmo, Tom Jobim. ‘‘Eles fazem essa ligação porque acham que eu faço Bossa Nova. Mas eu não faço Bossa Nova. Só uma ou outra música é bossa. E tem também o jeito intimista com que eu canto e, claro, a influência do Tom, que foi um grande compositor e maestro’’, justifica Márcio, acrescentando, porém, um detalhe para reforçar a diferença: ‘‘Eu não sou cantor’’.

Sua música é variada, essencialmente acústica, com harmonias ricas, bem elaboradas que dão a base para melodias sensíveis e agradáveis e letras bem trabalhadas. Os críticos costumam elogiar o sentimento que suas canções e interpretação transmitem ao ouvinte.

A música do Márcio começa a ser conhecida no Brasil agora, com o lançamento dos seus álbuns, o mais recente “Um Rio” mostra toda essa musicalidade citada anteriormente, com um som muito bem feito e letras excelentes que tocam você na primeira audição. Torço para que o Brasil dê o devido valor a esse músico e compositor que é tão apreciado e reconhecido no exterior.

Depois que você ouvir, deixe um comentário sobre o que achou da música do Márcio Faraco.

2008 - Um Rio
Gênero: MPB/Bossa Nova



Track List

01. Kanoe
02. Um rio
03. Cidade miniatura (participação: Milton Nascimento)
04. A quoi ca sert l'amour
05. Berceuse
06. Rua abaixo
07. Adrenalina
08. Em segredo
09. O guardador de rebanhos
10. No balanço do mar
11. Calmaria

Site Oficial: Márcio Faraco

8 comentários :

  1. Muito bom, tanto o CD quanto o artista. Musicas gostosas. Um CD pra deixar rolar e ouvir gostosamente. Valeu. Obrigado pela dica e presente.
    Dante.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Dante, queria ouvir comentários assim, quando fiquei sabendo que ele (Marcio Faraco) teve que ir para o exterior para mostrar a sua música eu fiquei sem entender, e fiquei me perguntando: "Nós damos o devido valor aos nossos músicos de qualidade?". Quando ouvi pela primeira vez, deixei rolando também, e curti o som e as letras de primeira.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Daniel. Fazer o que? No Brasil é assim mesmo. Mas agora tenho o Cd e escuto muito.
    Abraços a todos. Dante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniel.

    O CD é excelente, eu mesmo me sinto mal por não conhecer um artista do calibre do Márcio antes. Obrigado por mais essa dica.

    Abraço. Rafael

    ResponderExcluir
  5. [...]mesmo que tudo passe...mesmo depois da vida ou desde muito antes...guardo em mim tanto de vc...sei que às vezes vem me ver...pra mostrar aonde ir...que caminho seguir ou voltar.... mesmo se eu não sinto o tempo dos seus passos... mesmo se a memória me trai com outros traços...guardo em mim tudo de vc..aprendi a ver além... num olhar o que contém...mergulhar, refletir não pensar...mesmo se eu não pude tudo dizer um dia...mesmo se a timidez meu amor escondia...agora não há mais o que temer...sei que pode me ouvir...não preciso mais dizer...só sentir...só sentir...só sentir....BERCEUSE É LINDA!

    Muito sucesso ao Márcio! Que a sua nova música brasileira seja cada vez mais valorizada aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
  6. Um Cd excepcional, sensível, inteligente, gostoso de se ouvir, inspirador. Alguém que merece ser ouvido e valorizado.
    Um cd para quem gosta de Jazz, bossa nova, e a mistura destes...

    ResponderExcluir
  7. Acabei de terminar um novo site dedicado à Márcio Faraco e seu último álbum, Um Rio:
    http://www.umrio.com/

    Espero que gostem!

    ResponderExcluir
  8. Como pode pessoas incríveis assim não serem divulgadas aqui no Brasil? Vejo tantos talentos reais sem o devido apoio... Enquanto isso temos que aturar "artistas" como Michel Teló e companhia... Adorei todos os seus Cds!

    ResponderExcluir