segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Medeski, Martin & Wood


O tecladista John Medeski, o baterista Billy Martin e o baixista Chris Wood formam o trio de acid jazz ( também conhecido como club jazz é um gênero musical que combina elementos do soul music, funk e disco particularmente com batidas repetitivas) Medeski, Martin and Wood. Desde o início dos anos 90 na estrada, eles já lançaram uma discografia de respeito. Estou postando três albuns da banda. O trio ao meu ver - pelo que eu escutei - é muito versátil no som que faz, e o mais impressionate são as ideias que envolve cada álbum.


"Radiolarians I" - é o álbum mais recente do trio. O álbum é o primeiro de três. O normal de trabalho musical seria - compor, gravar, lançar e fazer a turnê. Mais não é isso que o trio preparou nesse cd. Agora eles resolveram fazer as músicas durante as próprias turnês, moldá-las ao longo do processo todo e somente depois gravá-las. Durante esse ano estão programadas 3 tours inclusive passou por São Paulo (Brasil) - é o que tocaram faz parte do "Radiolarians II" que ainda será lançado. O estilo é um jazz fusion, com muito improviso. A ídeia do trio é lançar os 3 albuns separamente e futuramente em um box.


Agora falando sobre o álbum "Let's Go EveryWhere" - no meu pouco conhecimento - nunca vi uma banda/cantor lançar um trabalho de jazz voltado para crianças. É isso mesmo. Esse álbum lançado em 2008 pelo trio tem como alvo principal as crianças, um disco infantil, que traz canções mais simples, mas sem perder a classe, e com uma levada divertida, assim como as letras. Embora nem todas as canções sejam cantadas, as melodias de voz são impagáveis e muitas vezes interpretadas pelos próprios filhos dos integrantes, atingindo assim mais facilmente o público-alvo. As músicas são curtas e vão passando e se interligando sem que você perceba. “Let’s Go Everywhere” é dançante e contagiante para as crianças, mas ao mesmo tempo apresenta a elas linhas sofisticadas e ‘grooves’ interessantíssimos. E tudo soa fácil e simples. O interessante é que o trio não tratou crianças como "bobinhas" como muitos discos infantis tratam e apresentam um trabalho de qualidade - até para adultos.

E para completar os comentários sobre os 3 álbuns, ai está "End of the World Party" lançado em 2004. Esse sim eu achei o mais extravagante - não é meu estilo favorito - traz um som experimental, apesar da sonoridade e da variedade de improvissos parecer excelente é album que não é muito atrativo (pelo menos ao meu ver). Uma música que vou destacar nesse cd é a "Mami Gato" - é a que eu achei mais interessante. Enfim é um som que vale a pena ouvir e conhecer independente mesmo sendo experimental.

Espero que gostem do som do trio nova-iorquino Medeski, Martin e Wood.


2008 - Radiolarians I


01. First Light
02. Cloud Wars
03. Muchas Gracias
04. Professor Nohair
05. Reliquary
06. Free Go Lily
07. Rolling Son
08. Sweet Pea Dreams
09. God Fire
10. Hidden Moon

2008 - Let's Go EveryWhere


01. Waking Up
02. Let’s Go Everywhere
03. Cat Creeps
04. The Train Song
05. Where’s The Music
06. Pat A Cake
07. Pirates Don’t Take Baths
08. Far East Sweets
09. On An Airplane
10. The Squalb
11. Let’s Go
12. Old Paint
13. Hickory Dickory Dock
14. All Around The Kitchen
15. We’re All Connected

2004 - End of the World Party (Just in Case)



01. Anonymous Skulls
02. End of the World Party
03. Reflector
04. Bloody Oil
05. New Planet
06. Mami Gato
07. Shine It
08. Curtis
09. Ice
10. Sasa
11. Midnight Poppies/Crooked Birds
12. Queen Bee

Site Oficial: Medeski, Martin & Wood

3 comentários :

  1. PARABÉNS! MAIS UM GRUPO DE RESPEITO PARA ESTE INCRÍVEL BLOG.FIZ A SUGESTÃO DO GRUPO E ESTA AÍ ! COMENTADO E TUDO MAIS. O "CD PARA CRIANÇAS" VAI DE BRINDE! BOM PRA EDUCAR OS OUVIDOS DA MINHA FILHA !!! HE ! HE !

    ResponderExcluir
  2. its a jungle in here e notes for underground....

    ouça...depois escreva algo....

    são os melhores ...

    abrax
    ringel@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pode deixar Ringel, vou procurar ouvir sim.

    Abraço

    ResponderExcluir