terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dica de Filme: Good Morning, Vietnam !

Good Morning, Vietnam ! - Assim começa o programa do DJ Adrian Cronauer (Robin Williams), um aeronauta, que foi para o sudeste da Ásia para trabalhar como DJ na Rádio Saigon, que era operada pelo governo americano. Em contraste com os tediosos locutores que o precederam, Cronauer é bem dinâmico e inicia sempre as transmissões com um sonoro e vibrante "Bom Dia, Vietnã", tocando músicas que não tinham sido aprovadas por seus bitolados superiores. Mas o que realmente chamava atenção eram as piadas que ele falava durante o seu programa, provocando a indignação de Steven Hauk (Bruno Kirby), um segundo tenente que era o superior imediato de Cronauer. Hauk tinha uma necessidade enorme de provar que era superior hierarquicamente e além disto tinha um humor pueril e patético. Movido pela inveja e ciúme, ele tenta prejudicar Cronauer mas a popularidade dele é tal que é protegido pelos altos escalões. Paralelamente, Adrian sente-se atraído por Trinh (Chintara Sukapatana), uma jovem vietnamita. Uma dia, quando Cronauer estava saindo do Jimmy Wah's, um bar bem popular que era freqüentados por americanos, houve uma explosão em virtude de um explosivo plástico ter sido colocado no local. Este atentado matou duas pessoas e ainda feriu três. Apesar de ser proibido de divulgar o acontecido, Adrian narrou ironicamente o que aconteceu. Imediatamente Hauk o chamou de subversivo e foi apoiado por Phillip Dickerson (J.T. Walsh), um oficial que sempre detestou Adrian. Porém, o general Taylor (Noble Willigham) não permitiu que o incidente tomasse grandes proporções e deu só uma suspensão para Cronauer, ficando acertado que ele seria substituído por Hauk, que tentou ser engraçado mas só conseguiu ser ridículo. Para piorar, tocou várias polcas que ninguém gostava e assim conseguiu diversas críticas negativas. Além do mais, todos pediam a volta de Cronauer. Diante deste quadro, Taylor ordenou que ele fosse reintegrado, mas algo grave iria acontecer, que nem mesmo Taylor iria poder contornar.

Eu acabei de assistir o filme mais uma vez e estou aqui postando para vocês. A sinopse retrata muito bem o que se passa nessa comédia/drama. Creio que muitos já assistiram esse filme e apesar da história interessante e Robin Williams ser um ator fantástico, o que mais chama atenção no filme (claro para quem gosta da boa música) são as que são tocadas na Rádio pelo DJ Adrian Cronauer, que consegue passar uma mensagem e um divertimento para os soldados no campo de batalha. Cronauer manda muito bem com James Brown "I Got You (I Feel Good)", Louis Armstrong "What A Wonderful World " além de , Rivieras, Beach Boys, The Vogues, entre outros.

Adrian Cronauer certamente deixou saudades na Rádio Saigon, seja com suas músicas ou com seu chamado: "Bom Dia Vietnã ! (Good Morning, Vietnam !). Recomendo esse filme - se você ainda não o conhece - se já conhece baixe novamente vale a pena. Confira também a Trilha Sonora do filme é imperdível.


Ficha Técnica:

Título Original: Good Morning, Vietnam
Gênero: Comédia/Drama
Tempo de Duração: 121 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1987
Direção: Barry Levinson
Roteiro: Mitch Markowitz
Produção: Larry Brezner e Mark Johnson

Elenco :

Robin Williams (Adrian Cronauer)
Forest Whitaker (Recruta Edward Montesque Garlick)
Tung Tranh Tran (Tuan)
Chintara Sukapatana (Trinh)
Bruno Kirby (Tenente Steven Hauk)
Robert Wuhl (Sargento Marty Lee Dreiweitz)
J.T. Walsh (Sargento Phillip "Dick" Dickerson)
Noble Willingham (General Taylor)
Richard Edson (Recruta Abersold)
Juney Smith (Sargento Phil McPherson)
Richard Portnow (Dan Levitan)
Floyd Vivino (Eddie Kirk)
Cu Ba Nguyen (Jimmy Wah)

2 comentários :

  1. Daniel, bacana a indicação deste filme. Não assisti ainda, mas ja ta na lista!
    E queria te dizer que criei um blog tbm, mais simples, dá uma visitada lá!
    http://abrigonanet.wordpress.com

    valeu!

    ResponderExcluir
  2. E ae Marcelo...excelente seu blog. Matérias bem interessantes.

    Sobre o filme, vale a pena assistir sim. A trilha sonora dele também é nota 10.

    Abraço

    ResponderExcluir