quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Aziza Mustafa Zadeh

1995 - Dance of Fire
Gênero: Jazz


Na internet você encontra de tudo, coisas que sem esse meio de comunicação seria praticamente impossível ou levaria um tempo considerável. E quando o assunto é música (novidades) a internet passa a ser uma ferramenta indispensável.

Fui pesquisar sobre Aziza Masfata por causa de um pedido, até então eu jamais ouvi falar dela e encontrei um álbum e alguns comentários que me chamaram e muito a atenção. Então como eu sempre procuro aumentar meu conhecimento no mundo do jazz, baixei e conferi. O resultado não poderia ser melhor, superou minhas expectativas.

Aziza Mustafa é cantora/pianista de jazz, nasceu em Baku capital do Azerbaijão – isto foi o que me chamou a atenção. O pai dela – Vagif Mustafa Zadeh - era pianista e compositor, famoso por misturar mugam – a música tradicional de lá – com o jazz. Sua mãe era uma cantora lírica que abandonou os palcos para se dedicar à carreira da filha, que ganhou o primeiro prêmio do prestigioso concurso de piano "Thelonius Monk" nos EUA com o seu próprio estilo, herdado das influências diretas do pai.

“Dance of Fire” (1995) é o terceiro álbum da sua carreira (que conta com 9 atualmente). Confesso que no meu pouco conhecimento não ouvi nada igual. Aziza Mustafa seguindo seu pai faz a fusão entre o jazz/mugam de forma surpreendente. Acompanhada por músicos de primeira linha como, Al Di Meola (violões), Stanley Clarke (baixos), Bill Evans (sax) e Omar Hakim (bateria). Com 11 faixas de autoria própria e a sensação de suavidade em cada música, Aziza mescla de modo fantástico os estilos. Como posso citar algumas faixas, por exemplo, “Sheherezadeh” com um começo voltado para a música árabe, mais que depois se transforma em uma balada romântica. Em “Aspiration” , Al di Meola simplesmente arrasa com uma performance de solos em meio ao piano tocado por Aziza. E em minha opinião a faixa mais surpreendente “Bana Bana Gel” começa com uma demonstração de Aziza no piano e logo depois ela mesma começa a cantar em um belo improviso, com o passar da música (que dura 12 minutos), Evans começa o show particular no sax e o dueto com o piano/voz segue de forma sensacional até que os demais músicos entram no jogo e começa o que há de melhor jazz, o improviso. “Shadow” é uma balada romântica somente no piano e sax. “Father” dispensa qualquer comentário, em uma faixa praticamente solo de piano, Aziza conclui de forma sensacional esse trabalho.

Bom falar sobre todas as faixas seria um tanto complicado, mais o que me chamou realmente a atenção em Aziza Mustafa, foi a sonoridade diferente que ela demonstra no álbum, conseguiu reunir um grupo de músicos de primeira linha e que juntamente com ela realizaram esse belo trabalho. Aziza em outro trabalho “Jazziza” (que foi o apelido que seu pai lhe deu) traz outra faceta do seu estilo, é um álbum recheado de Standards do Jazz – um exemplo: “My Funny Valentine”, mais deixa para uma próxima vez.

Track List

01.Boomerang
02.Dance of Fire
03.Sheherezadeh
04.Aspiration
05.Bana Bana Gel (Bad Girl)
06.Shadow
07.Carnival
08.Passion
09.Spanish Picture
10.To Be Continued
11.Father

Créditos

Aziza Mustafa Zadeh (piano vocal)
Bill Evans (Sax tenor e soprano)
Stanley Clarke (Baixo Elétrico e Acústico)
Al di Meola (Violão)
Omar Hakim (Bateria)

Site Oficial: Aziza Mustafa Zadeh

9 comentários :

  1. Realmente Aziza Masfata é explendida!
    A sonoridade e a suavidade presente na sua voz assim como nos arranjos de cada instrumentos é algo maravilhoso de se ouvir!

    Parabéns por este post.

    Luiz Pug@s

    ResponderExcluir
  2. Aziza é mesmo fantástica, uma descoberta e tanto. Tem um outro album dela que só tem standarts do jazz é maravilhoso, ainda mais por se tratar de musicas conhecidas mais com o jeito dela.

    Abraço Luiz

    ResponderExcluir
  3. Para quem não conhece a Aziza mas repara no lote de músicos que a acompanha não tem mais nada a fazer senão ouvir e...lá está a surpresa, é na realidade uma maravilha. O canto, confesso que não entrou à primeira mais por questão de falta de hábito da entoação árabe que é dada aos temas mas depois de ouvirmos mais uma vez e tomarmos atenção às variações de amplitude e tonalidade da voz não é preciso mais nada. É mesmo para ouvir em repeat.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Daniel,

    Sou leitor assíduo do seu blog, quando vi o cast de músicos que acompanhavam Aziza Masfata, fiquei muito curioso em ouvir o trabalho dela.

    Quando ouvi a primeira musica Boomerang... Muito feeling e criatividade, fantástico achei logo de primeira. E resolvi descrever o que achei, maravilhoso. No momento em que estava descrevendo a primeira música aqui, começou a tocar a segunda faixa que dá título ao álbum Dance of Fire, onde demonstra tamanho feeling e competência na escolha dos musicos que a acompanha como o Al di Meola.

    Aziza Masfata tem muito sentimento e versatilidade em suas músicas, ela mescla o feeling no estilo de Yani e Chuck Mangione com piano jazz/clássico de Horace Silver e é claro com um toque próprio de Aziza Masfata

    Belíssimo álbum.

    ResponderExcluir
  5. fortylix

    Eu senti isso também, o canto é diferente por causa entonação árabe. Tipo é o toque que precisa para diferenciar e tornar o som da Aziza mais fantástico ainda.

    ResponderExcluir
  6. Mario Moraes

    Você falou TUDO. Não tem o que adicionar no seu comentário.

    Depois vou upar outro CD da Aziza e vou postar para a galera.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Antes de mais nada agradecer pelo trabalho e bom gosto. Valeu.

    Gostaria de baixar mas acho que os links expiraram.


    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Paulo..eu no momento estou viajando, mas assim que eu voltar e tiver um tempo eu upo os dois álbuns da Aziza ok?

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Paulo coloquei Links Provisórios dos álbuns da Aziza...estão testados e sem problema. Assim que sobrar um tempo eu upo eles no MediaFire.

    Abraço

    ResponderExcluir