sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ana Cañas

2007 - Amor e Caos
Gênero: MPB



Conheci o som da Ana Cañas no programa do Jô e na época ela estava lançando o seu primeiro álbum "Amor e Caos".

O excelente álbum da jovem e talentosa cantora prima por ser autoral, audacioso e distante do que se convencionou denominar MPB. Amadurecida por mais de cinco anos em jam sessions na noite de São Paulo, a cantora imprime nas canções do álbum uma atmosfera jazzística, usando e abusando de um andamento musical imprevisível e inovador. Carismática, sua poderosa voz fez dela uma das grandes descobertas recentes da música brasileira, antes mesmo de gravar o primeiro disco, já sendo apreciada por gente como Chico Buarque, Toquinho, Seu Jorge e uma infinidade de jazzófilos que batem ponto no Baretto, muito provavelmente o melhor piano-bar do Brasil, onde Ana se apresentou nos últimos anos.

São dela, com seus parceiros, sete das dez faixas do muito bem-vindo “Amor e Caos”. Nas canções, por vezes, Ana subverte modelos de cantigas infantis para tratar da condição humana falando de si com universalismo, sem se levar tão a sério, mas também sem fazer qualquer tipo de concessão comercial. A segunda faixa, intitulada “A Ana”, por exemplo, carrega esta expressão em 25 dos 28 versos, divididos em estrofes como esta: “Foi a Ana que fez/ Foi a Ana que foi/ Foi a Ana em fá/ Foi a Ana, foi”. E a música é uma maravilha, sob todos os aspectos. Além dessa canção Ana Cañas traz uma interpretação da música “Rainy Day Women”, de Bob Dylan e “Coração vagabundo”, de Caetano Veloso.

Ana Cañas é uma cantora diferenciada na minha opinião e que demonstrou personalidade logo no seu primeiro álbum. A influência do jazz na sua música também merece ser destacada. "Amor e Caos" tem todos os ingredientes que um bom álbum de estréia precisa e a Ana tem tudo para despontar no cenário nacional. Boa Audição.

Track List

01. Mandinga Não
02. A Ana
03. Vacina na Veia
04. Para Todas as Coisas
05. (Sem Título)
06. Coração Vagabundo
07. Cadê Você?
08. Devolve, Moço
09. Super Mulher
10. Rainy Day Women

Ana Cañas "Devolve Moço" (Clip Oficial)


Ana Cañas - "A Ana"


Site Oficial: Ana Cañas

4 comentários :

  1. Muito bom a Ana Cañas, aliás, ela faz parte de um pacotão de cantoras novas de MPB que surgiu com muito brilho, como Da Matta, Maria Rita, Ceu, Aydar entre tantas mais que estão inovando a MPB, com caras e cantos novos. Fica a sugestão de outras aqui.
    Recomendável o download de Ana Cañas.

    ResponderExcluir
  2. ele é espetacular , maravilhosa tem voz marcante e é Linda , enfim se pudesse eu levava ela pra casa porque o disco eu já baixei ! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Excelente cantora mesmo. Não vejo a hora dela lançar o 2º disco, qualidade pra isso ela tem de sobra. E tem uma longa carreira pela frente.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, amigo. O álbum Hein vale a pena também.

    ResponderExcluir