quarta-feira, 4 de junho de 2008

John Coltrane

1964 - A Love Supreme (Deluxe Edition)
Gênero: Jazz



Bom estou postando para vocês mais um album de John Coltrane - que dispensa comentários. Mais uma coisa me chamou a atenção nesse album. Como todos sabem sai no "Clássicos do Jazz", o CD do John Coltrane - que tem no blog para download. E daí eu estava lendo o livro que vem com o CD quando me deparei com o seguinte titulo:

"O Ano da Ascensão" - e comecei a ler. E já sabia que infelizmente o John se envolveu com heroína , mais dai comecei a ler e dizia..

"Como se estivesse cumprido uma penitência, John decidiu romper a dependência da heroína e do álcool da maneira mais dolorosa: simplesmente interrompeu seu consudo diário dessas drogas sem qualquer acompanhamento médico. Para isso contou com o apoio da sua primeira esposa Naima. "Ele foi um tremendo exemplo para o surpreeendente grande numero de caras nascidos nos anos 20 e 30 que experimentaram a heroína. Mesmo os mais dependentes , que admiraram o fato de ele ter se livrado da heróina e do álcool, se esforçaram para reequilibrar suas vidas" , disse o biógrafo Lewis Porter em 1998.

John relembrou o epsódio de sua desintoxicação, quando lançou - esse album - o cultuado "A Love Supreme" (outra de suas obras-primas que acentuou o viés espiritual de sua musica) em 1965. Nas notas que escreveu para o encarte sugeriu ter feio uma espécie de pacto religioso. "No ano de 1957 experimentei, com a graça de Deus, um despertar espiritural, que me conduziu a uma vida mais rica, mais plena e produtiva, Naquela epoca ao agradecer, pedi humildimente que tivesse o privilégio de fazer os outros felizes por meio da música".

"A Love Supreme", de John Coltrane, é sem dúvida um dos álbuns de jazz mais influentes da história. Gravado na noite de 9 de dezembro de 1964 em uma única sessão com o pianista McCoy Tyner, o baixista Jimmy Garrison e o baterista Elvin Jones, a suíte em quatro partes captou a cristalização do renomado quarteto de Coltrane, pouco antes da fase final e mais comentada da carreira do saxofonista, e o ápice de sua expressão espiritual por meio da música.

Track List

Disco 1

01.Acknowledgement
02.Resolution
03.Pursuance
04.Psalm

Disco 2

01.Intro By Andre Francis
02.Acknowledgement
03.Resolution
04.Pursuance
05.Psalm
06.Resolution (Alternative Take)
07.Resolution (Breakdown)
08.Acknowledgement (Alternative Take)
09.Acknowledgement (Alternative Take)

Site Oficial: John Coltrane

Um comentário :