domingo, 9 de março de 2008

Maestro João Carlos Martins

Muitas vezes eu tratei a musica brasileira sem muita preocupação, talvez até por não conhecer nada (a não ser as porcarias que passa diariamente na TV ou Radio). Eu não gosto de axé, pagode, forró, funk (carioca).

Na minha juventude gostei de rock, e ao assistir sempre o Programa do Jô gostei e conheci sobre Jazz e Blues. Mais resumindo, depois acabei ouvindo Tom Jobim e minha visão da musica brasileira mudou. A verdadeira musica brasileira na minha opnião é essa - esses grandes musicos - e não essas porcarias que surge no carnaval e morre no carnaval.

E ao assistir o Programa do Jô, me deparei com mais um grande musico brasileiro que merece todo respeito - mesmo não sendo um estilo de musica que me agrada - o Maestro João Carlos Martins, dono de uma capacidade incrivel e acima de tudo de uma superação extraordinária. Começou sua carreira como pianista. “Seus primeiros concertos trouxeram a atenção de toda a crítica musical brasileira. Aos dezoito anos foi escolhido no Festival Casals, dentre inúmeros candidatos das três Américas para dar o Recital Prêmio em Washington. Aos vinte anos estreou no Carnegie Hall, patrocinado por Eleanor Roosevelt. Tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano. Foi ele quem inaugurou o Glenn Gould Memorial em Toronto. Mas, como nem tudo na vida são flores, rompeu um nervo quando jogava futebol com seu time de coração, a Lusa. A partir daí, um vai e vem de lesões (entre elas a LER, e uma pancada na cabeça) o fizeram perder os movimentos das mãos e abandonar a carreira várias vezes. Mas paixão é paixão. Voltou e mesmo com todas as limitações, gravou um CD.

Video: Maestro João Carlos tocando no Programa do Jô.


Mas as lesões continuaram e ele resolveu que não abandonaria a música. Virou regente.Para variar, obteve muito sucesso, regendo as principais orquestras do mundo. Só para citar uma delas, a English Chamber Orchestra, uma das maiores orquestras de câmara do mundo. Perdendo cada vez mais os movimentos da mão, não conseguia segurar a batuta. Não desistiu e decorou, nota por nota as partituras, podendo assim reger.

Um músico brasileiro que a mídia dificilmente mostra seus feitos, esse sim é um MÚSICO, assim como tantos outros que existem tanto brasileiros como estrangeiros. Um homem que enfrentou de tudo e deu a volta por cima. Uma lição de vida acho que para todos nós, não somente para quem é musico. Fica ai a Homenagem do "Blog Jazz e Rock" ao Maestro.

Site Oficial: Maestro João Carlos Martins
Biografia (Wikipédia): Clique Aqui

3 comentários :

  1. Olá Daniel,

    Primeiramente, parabéns pelo post! Nós da equipe de administração do fotoblog do maestro estamos sempre de olho sobre tudo que é postado sobre ele. E realmente ele pode ser considerado um exemplo, não só de músico, mas também de ser humano.

    Agradecemos por falar sobre ele no seu blog.
    Assim que puder acesso o nosso fotoblog.
    http://amusicavenceu.fotoblog.uol.com.br

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. nao existe nada na net e tb eh muito dificil comprar os cds do maestro,
    especialmente o "bach xmas" simplesmente nao SE ACHA!

    abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  3. Daniel,
    O Maestro João Carlos não somente demonstra a sua excepcional qualidade de música, mas o seu exemplo de superação a deficiência por amor a ela.
    Se me for permitido fazer uma comparação, apesar de serem de estilo artísticos diferentes, eu o compararia com o Aleijadinho, que apesar de toda a sua deficiência e falta de recursos em sua época, produziu belíssimas obras.
    Aproveito para deixar os meu parabéns por seu trabalho. Este não é apenas um blog de música, existe muito mais do que música do que é apresentado aqui. Através do seu trabalho podemos encontrar a história da música e das pessoas que vivem por ela e para ela.

    Parabéns

    ResponderExcluir