
Na minha juventude gostei de rock, e ao assistir sempre o Programa do Jô gostei e conheci sobre Jazz e Blues. Mais resumindo, depois acabei ouvindo Tom Jobim e minha visão da musica brasileira mudou. A verdadeira musica brasileira na minha opnião é essa - esses grandes musicos - e não essas porcarias que surge no carnaval e morre no carnaval.
E ao assistir o Programa do Jô, me deparei com mais um grande musico brasileiro que merece todo respeito - mesmo não sendo um estilo de musica que me agrada - o Maestro João Carlos Martins, dono de uma capacidade incrivel e acima de tudo de uma superação extraordinária. Começou sua carreira como pianista. “Seus primeiros concertos trouxeram a atenção de toda a crítica musical brasileira. Aos dezoito anos foi escolhido no Festival Casals, dentre inúmeros candidatos das três Américas para dar o Recital Prêmio em Washington. Aos vinte anos estreou no Carnegie Hall, patrocinado por Eleanor Roosevelt. Tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano. Foi ele quem inaugurou o Glenn Gould Memorial em Toronto. Mas, como nem tudo na vida são flores, rompeu um nervo quando jogava futebol com seu time de coração, a Lusa. A partir daí, um vai e vem de lesões (entre elas a LER, e uma pancada na cabeça) o fizeram perder os movimentos das mãos e abandonar a carreira várias vezes. Mas paixão é paixão. Voltou e mesmo com todas as limitações, gravou um CD.
Video: Maestro João Carlos tocando no Programa do Jô.
Mas as lesões continuaram e ele resolveu que não abandonaria a música. Virou regente.Para variar, obteve muito sucesso, regendo as principais orquestras do mundo. Só para citar uma delas, a English Chamber Orchestra, uma das maiores orquestras de câmara do mundo. Perdendo cada vez mais os movimentos da mão, não conseguia segurar a batuta. Não desistiu e decorou, nota por nota as partituras, podendo assim reger.
Um músico brasileiro que a mídia dificilmente mostra seus feitos, esse sim é um MÚSICO, assim como tantos outros que existem tanto brasileiros como estrangeiros. Um homem que enfrentou de tudo e deu a volta por cima. Uma lição de vida acho que para todos nós, não somente para quem é musico. Fica ai a Homenagem do "Blog Jazz e Rock" ao Maestro.
Site Oficial: Maestro João Carlos Martins
Biografia (Wikipédia): Clique Aqui
Olá Daniel,
ResponderExcluirPrimeiramente, parabéns pelo post! Nós da equipe de administração do fotoblog do maestro estamos sempre de olho sobre tudo que é postado sobre ele. E realmente ele pode ser considerado um exemplo, não só de músico, mas também de ser humano.
Agradecemos por falar sobre ele no seu blog.
Assim que puder acesso o nosso fotoblog.
http://amusicavenceu.fotoblog.uol.com.br
Abraços.
nao existe nada na net e tb eh muito dificil comprar os cds do maestro,
ResponderExcluirespecialmente o "bach xmas" simplesmente nao SE ACHA!
abraço e obrigado
Daniel,
ResponderExcluirO Maestro João Carlos não somente demonstra a sua excepcional qualidade de música, mas o seu exemplo de superação a deficiência por amor a ela.
Se me for permitido fazer uma comparação, apesar de serem de estilo artísticos diferentes, eu o compararia com o Aleijadinho, que apesar de toda a sua deficiência e falta de recursos em sua época, produziu belíssimas obras.
Aproveito para deixar os meu parabéns por seu trabalho. Este não é apenas um blog de música, existe muito mais do que música do que é apresentado aqui. Através do seu trabalho podemos encontrar a história da música e das pessoas que vivem por ela e para ela.
Parabéns