quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Clifford Brown and Max Roach Quintet

1954 - The Historic California Concert
Gênero: Jazz



Continuando com mais Clifford Brown and Max Roach, mais um ótimo album do Quinteto. Vou comentar sobre Max Roach agora - já que na outra postagem comentei sobre Clifford.

Morreu Max Roach, um dos bateristas mais influentes da história do jazz, aos 83 anos de idade, em Nova Iorque. Filho de uma cantora de gospel, Maxwell Lemuel Roach começou a tocar bateria aos dez anos e depois estudou na Manhattan School of Music. Aos dezoito anos já tocava no Monroe’s Uptown House (onde era o baterista titular) e no Minton’s Playhouse - vale dizer, estava no lugar certo e na hora certa para tomar parte em um grande acontecimento: o nascimento do bebop. Roach teve a oportunidade de acompanhar quase todos os principais nomes do novo estilo; em particular, nos anos seguintes fartou-se de tocar com Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Kenny Clarke e Bud Powell, e participou de inúmeras gravações antológicas na segunda metade dos anos 40. Em 1952, fundou a Debut Records juntamente com Charles Mingus, e em 1953 fez sua primeira sessão de gravação como líder. Em 1954 formou com o trompetista Clifford Brown um quinteto que se tornaria uma referência dentro do hard bop, infelizmente sofrendo um forte baque com a morte prematura de Brown em 1956. (Kenny Dorham então assumiria o lugar de Brown.).

Com Max Roach, a bateria no jazz atinge a maturidade. A revolução da qual ele representa o ponto culminante fora iniciada por Sidney Catlett e, principalmente, por Kenny Clarke, porém a bateria ainda não se libertara completamente de uma posição subordinada, de mera acompanhante. Roach executa a transição para uma bateria que se coloca no mesmo plano dos outros instrumentos, podendo mesmo assumir o papel de líder. Mais importante ainda, Roach confere à bateria um discurso próprio. Não apenas ele é um inovador na linguagem de seu instrumento como teve participação ativa na gênese de pelo menos dois estilos musicais: o bebop e o hard bop. E é visível o quanto esses estilos devem a bateristas como Roach, Clarke e Art Blakey.

Enfim, mais um grande album do quinteto. Nesse album a formação muda de acordo com as faixas. Da 1 a 5 a formação é: Max Roach (bateria), Clifford (trompete), Teddy Edwards (Sax), Carl Perkins (piano) e George Bledsoe (baixo). Da faixa 6 a 9 muda apenas Harold Land (sax), Richie Powell (piano) e George Morrow (baixo). A linha do som continua a mesma, só que nesse album contém musicas inéditas em relação ao "Study in Brown". Vale a pena conferir.

Track List

01.Intro
02.All god's chillum got rhythm
03.Tenderly
04.Sunset eyes
05.Clifford's axe
06.Jordu
07.I can't started
08.I Get a kick out of you
09.Parisian thoruoughfare

Site Clifford Brown: Clique Aqui
Informações Max Roach: Clique Aqui

Nenhum comentário :

Postar um comentário