terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Al Di Meola

Coleção Folha: Clássicos do Jazz VOL 18 - (20/01/2008)


O guitarrista ganhou fama da noite para o dia ao ingressar no Return to Forever com apenas 19 anos. O trio com John McLaughlin e Paco de Lucia também tornou-se lendário. Ele foi um dos mais velozes guitarristas do jazz fusion, mas depois passou a se dedicar também à world music, alternando a guitarra com o violão, que toca com a mesma destreza.

Filho de italianos, Meola nasceu em Jersey City, Nova Jersey, em 22 de julho de 1954. Desde criança, já freqüentava clubes de salsa, até descobrir o jazz com Chick Corea e Larry Coryell.

Em 74, o próprio Corea o convidou a entrar para o Return to Forever. Os solos velozes e enérgicos de Meola atraíram o público roqueiro, proporcionando ao grupo suas melhores vendagens, em discos como "Where Have I Known You Before" e "Romantic Warrior".

Dois anos depois, ele iniciou carreira solo com "Land of the Midnight Sun". Este e os subsequentes "Elegant Gypsy", "Casino" e "Splendido Hotel" já traziam elementos de world music. Em 80, Meola gravou com John McLaughlin e Paco de Lucia "Friday Night in San Francisco", que vendeu mais de dois milhões de cópias.

A partir dos anos 90, ele gravou com mais freqüência world music acústica, como "World Sinfonia" e "Di Meola Plays Piazzolla". Em 96, formou o trio The Rite of Strings, com o violinista Jean-Luc Ponty e o baixista Stanley Clarke (outro ex-Return to Forever). Seu novo CD, "Diabolic Inventions and Seduction for Solo Guitar, Volume I", tem lançamento previsto para o fim de outubro de 2007.

Track List

1. July
2. Traces Of Tear
3. Maraba
4. Song To The Pharoah Kings
5. Etude
6. Rhapsody of Fire
7. Coral
8. Beijing Demons
9. Ballad

Informações Adicionais de Al Di Meola: Clique Aqui
Site Oficial do Al Di Meola: Clique Aqui
Compre a Coleção: Clique Aqui

Nenhum comentário :

Postar um comentário