quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Hermeto Pascoal

1977 - Slavess Mass
Gênero: Jazz/ Música Instrumental Brasileira



Dificilmente um apreciador de Jazz e Música Instrumental Brasileira nunca escutou a música fascinante de Hermeto Pascoal. E se ainda existe alguém por essas imediações virtuais...se existe, de fato, alguém por essas bandas de blogs aqui e acolá - visitantes do Farofa Moderna ou dos blogs parceiros - que nunca ouviu a música livre de Hermeto Pascoal, ou ainda que nunca provou da inteligência de seu cérebro magnético, sugiro que comeces por A Missa dos Escravos (Slave's Mass) de 1977, segundo disco ( gravado pela Warner) do maior experimentalista, compositor e multiinstrumentista do Brasil.

Primeiro porque este disco é um registro histórico pelo fato de consolidar o novo rosto da Música Instrumental Brasileira, ou seja, Hermeto nos mostra a sua criação: um novo idioma musical através da união de outros estilos musicais como o Choro, o Jazz, o Fusion, a Música Experimental e a Música Regional Nordestina, um formato de música que, afinal, representou uma gigantesca inovação para a música criativa e instrumental no Brasil e continua sendo a bússola dos instrumentistas brasileiros no atual século XXI. Segundo porque os ingredientes para o som desde disco não foram nada convenionais para os músicos e críticos da época: e quando digo isso, não me refiro só aos ruídos e efeitos vanguardistas e nem só aos instrumentos elétricos da chamada Fusion(os quais Hermeto foi um dos introdutores na Música Instrumental Brasileira), mas me refiro aos efeitos sonoros produzidos por dois ¹porcos...sim, entre os famosos sidemans Airto Moreira, Ron Carter, Raul de Souza e Flora Purin, estavam dois porcos americanos: poderá haver pessoas que ainda não conhecem a música de Hermeto Pascoal e que possivelmente poderão ler este post e, lendo-o, poderão imaginar que esse artista é mais um desses charlatões barulhentos da música de vanguarda; mas duvido muito que pensem dessa forma depois de escutar a primeira faixa desse disco; e ainda aposto minha pequena coleção de LPs do Hermeto que, ao chegar no fim do disco, ficarão fãs e seguirão atentos para a música do nosso querido Bruxo dos Sons. Conclusão: trata-se de um dos maiores músicos do mundo que é capaz de extrair melodia de qualquer material que emite som; trata-se de um experimentalista e inovador musical que está muito além da maioria dos experimentalistas da música criativa no mundo.

¹curiosidades: já que não podia usar porcos nos estúdios brasileiros. “Um fazendeiro do Texas levou seus suínos à gravadora. Airto Moreira ficava no estúdio com os animais e eu dizia em que porcos ele devia mexer, se no grave ou no agudo”, recorda. Ainda segundo Hermeto, os dois porcos foram devidamente contratados, devidamente microfonados e tiveram seus chachês devidamente pagos.

1. Tacho
2. Missa Dos Escravos
3. Aquela Valsa
4. Cannon
5. Chorinho Pra Ele
6. Escuta Meu Piano
7. Geléia De Cereja

Clique para ouvir a faixa nº 1 - Tacho

Airto Moreira : Percussão
Airto Moreira : Efeitos Especiais com Porcos
Airto Moreira : Bateria
David Amaro : Guitarra
Hermeto Pascoal : Voz
Hermeto Pascoal : Flauta
Hermeto Pascoal : Saxofone Soprano
Hermeto Pascoal : Piano Fender Rhodes
Hermeto Pascoal : Piano
Hermeto Pascoal : Clavinete
Ron Carter : Contrabaixo Acústico
Flora Purim : Voz
Alphonso Johnson : Baixo Elétrico
Alphonso Johnson : Efeitos Especiais
David Amaro : Violão
David Amaro : Violão 12 Cordas
David Amaro : Guitarra
Raul de Souza : Trombone

Postado Por: Vágner

Este post é uma parceria entre o Blog Jazz & Rock e o Blog Farofa Moderna. Para baixar outros discos de MPB, Blues, Música Instrumental Brasileira e Jazz acesse já:

http://www.farofamoderna.blogspot.com/

Nenhum comentário :

Postar um comentário