sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Review: Sonny Landreth - Elemental Journey (2012)


Por Thiago Teberga

Olá amigos fãs do Jazz e da boa musica em geral!!!!

 Alguém aqui conhece o virtuose da guitarra Sonny Landreth? Se a resposta for não esse é um bom momento de conhecer. Vamos as apresentações então!!! Sonny é um dos melhores slide guitar da atualidade, dono de técnica invejável, bom gosto no fraseado e ótimo compositor, com esse pequeno currículo a seu favor Landreth é uma daquelas “figurinhas” sempre presente em Jam Sessions no Estados Unidos, entre alguns famosos que Sonny Landreth já tocou estão: Eric Johnson, Joe Satriani, Eric Clapton (aliás Clapton é fã assumido de Landreth), Mark Knopfler, Allman Brothers Band, Govt Mule entre muitos outros.

 Sonny Landreth tem uma discografia relativamente grande, sempre com musicas com uma pegada para o Blues Rock. A dica de hoje vai para o álbum lançado em 2012 “Elemental Journey”. Nesse álbum Sonny inovou, além de composições um pouco diferentes do habitual o disco conta com um time de músicos que vão além da guitarra, baixo e bateria.

O álbum conta com Sonny Landreth na guitarra, Joel Martinez e Lauren Baker nos violinos, Emil Ivanv e Morgan Bartholick nas violas, Pedro Huff e Mark Pritchard nos cellos, Steve Conn no teclado e Brian Brignac e Tony Daigle na bateria e percussão.


Esse é um daqueles discos em que fica difícil escolher a melhor musica ou a que mais se destaca!!!. Mas mesmo assim vou dar um certo destaque para a faixa “Passianola” pelas belas melodias de guitarra e apesar de ser uma balada não é uma musica em que a melodia fica se repetindo! E destaco também a faixa “Gaia Tribe” que abre muito bem o disco, além dos destaques óbvios essa faixa conta com a participação de Joe Satriani.

 Como estava dizendo esse disco se destaca pela musicalidade e pela ousadia de Sonny Landreth que apesar de beber das inesgotáveis fontes do blues mostrou com “Elemental Journey” que a musica pode sempre progredir, evoluir. Ja vi muitos puristas “condenarem” músicos que levam determinados gêneros a outras direções. Mas no caso desse disco em especial o guitarrista conduziu o Blues Rock para uma evolução ( ao meu ver natural). O mundo a cada dia ganha novas formas e novas visões de tudo, e porque não estilos tradicionais como o blues também não podem ganhar novas roupas, mais modernas!

 É isso ai, fica a dica de um grande lançamento (apesar de ser de 2012 ainda é um lançamento) de um dos mais importantes músicos de blues rock da atualidade.

 Grande abraço a todos

 Set list.

 1. Gaia Tribe
 2. For You And Forever
 3. Heavy Heart Rising
 4. Wonderide
 5. Passionola
 6. Letting Go
 7. Elemental Journey
 8. Brave New Girl
 9. Forgotten Story
 10. Reckless Beauty
 11. Opening Sky


   

 Site Oficial: Sonny Landreth

2 comentários :

  1. Oi, então... gostei muito do conteúdo do seu blog! Dá uma passadinha lá no meu e diz o que achou? ;3
    http://stuckonpmore.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas informações. Excelente blog.

    Abs

    ResponderExcluir