quarta-feira, 20 de junho de 2012

Eddie Cochran - The 25th Anniversary Album (1985)


Artista: Eddie Cochran
Título: The 25th anniversary album
Gênero: Rockabilly
Ano: 1985
Selo/gravadora: Liberty Records

Por Ricardo Seiti

Um acidente automobilístico em 1960, na Inglaterra, mudaria bastante a história do rock: falecia precocemente o americano Eddie Cochran, aos 21 anos, em sua primeira excursão pela Europa.

Anos antes, em 1957 Eddie lançava seu primeiro e único álbum oficial,"Singin' to My Baby". A mais, dezenas de compactos, compilações e coletâneas, a maioria póstumas. Conheceu o rockabilly aos 16 anos e Elvis aos 17 e seu talento se aflorou. Buscou a lendária Sun Records mas, ofuscado pelo início de carreira do rei do rock só conseguiu gravar suas músicas pelo pequeno selo Crest.

Esta coletânea dupla, lançada em 1985 traz suas faixas fundamentais e algumas inéditas e raras.

Em sintonia com os astros do rock (Elvis, Little Richard, Gene Vincent, Buddy Holly) Eddie gravava e se apresentava, porém com um diferencial: era um experimentalista. Algumas de suas gravações eram diferentes do formato fixado pelo gênero, com aquele som limpinho e previsível. Eddie buscava efeitos de gravação,como o uso de reverberação, overdub (a muito tempo tão comum, gravar várias linhas de guitarra na mesma música), além de seus vocais em falsete e outras técnicas de estúdio. Além de ser um excelente cantor e compositor, experimentava coisas que os outros ainda nem sonhavam em um dia fazer. Mais do que os acordes básicos do rockabilly Eddie também experimentava bastante no uso dos bordões, vocais agressivos a serenos, batidas rudimentares, quebradas de ritmo e backing vocals.

A lista de músicos que declarou ter sido influenciada em algum momento por Eddie Cochran é extensa, mas vamos destacar Jimi Hendrix, Pete Townshend (The Who) e claro, seu maior fã, ninguém menos que Brian Setzer (The Stray Cats) que regravaria algumas de suas músicas (C'mon Everybody, Summertime Blues) e o interpretaria no cinema no filme La Bamba (1987), reencarnando seu grande ídolo!

Em tempo: Buddy Holly e Ritchie Valens também se foram precocemente,mas não tiveram a mesma influência e incisão no rock como Eddie. Tenho a convicção de que Elvis teria seu posto de rei do rock em algum momento compartilhado por um gênio chamado Edward Ray Cochrane.

Eddie só não foi mais além, mesmo após sua morte, pois a América já havia transformado Elvis em seu grande ídolo, que apesar de não ter a mesma genialidade musical de Eddie, tinha todo um apelo visual, simbólico, performático. Já Eddie Cochran não. Foi apenas um dos maiores músicos do rock.

Track List

01. Summertime Blues
02. Teresa
03. Weekend
04. Teenage Cutie
05. Never
06. Completely Sweet
07. Sittin' in the Balcony
08. Think of Me
09. Hallelujah I Love Her So
10. Am I Blue
11. My Love to Remember
12. Three Steps
13. Eddie's Blues
14. Little Lou
15. Cut Across Shorty
16. Long Tall Sally
17. C'mon Everybody
18. Mean When I'm Mad
19. Pretty Girl
20. Rock'n'Roll Blues
21. Milk Cow Blues
22. Boll Weevil Song
23. Somethin' Else
24. Teenage Heaven
25. Twenty Flight Rock
26. Love Again
27. Jeannie Jeannie Jeannie
28. Cherished Memories
29. Little Angel
30. Sweetie Pie
31. My Way
32. I Remember

Destaques da coletânea:

"Somethin' Else", uma das mais incríveis músicas do Rockabilly na época


A cool "Sittin' In The Balcony", com seu genial solo de guitarra


E claro um de seus maiores sucessos, "C'mon Everybody" ao vivo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário