quarta-feira, 2 de maio de 2012

James Gang - Bang (1973)


Por Thiago Lucena

O ano é 1973, a banda James Gang perdia mais um guitarrista, Domenic Troiano, entre tantos que passaram pela banda, antes dele o lugar era ocupado por Joe Walsh, que deixou a banda para se juntar ao Eagles. O nome da vez era o prodígio Tommy Bolin, que entre muitos projetos havia formado a Zephyr, que chegou a abrir alguns shows para o Led Zeppelin. E foi por causa desse guitarrista americano que comprei esse disco. Com Bolin, a banda gravou seu sexto álbum, que apesar de não ter sido o mais vendido, é o preferido entre os puristas e admiradores, além de ser o mais eclético da discografia do grupo.

Desde o rock n´roll de Standing in the Rain, das pitadas pop e do belo solo de Ride The Wind e da descompromissada Got no Time for Trouble, passando pela hipnótica Devil Is Singing Our Song até Must be Love, que parece ter sido transportada direto dos anos 50. Alexis é uma bela balada setentista, que prima pela beleza e simplicidade, lendo a letra, arrisco que é uma singela homenagem a uma jovem garota que algum integrante, talvez o nosso Guitar Hero, conheceu durante uma turnê, destaque para o bonito solo de Bolin. A dobradinha Rather Be Alone With You e From Another Time nos presenteia com o melhor momento do álbum, a primeira um soul totalmente à capela desaguando, já na seguinte, em uma desenfreada percussão funk com grooves psicodélicos e um refrão grudento que vai ficar na sua cabeça por um bom tempo, a minha preferida do disco. O álbum encerra com Mystery, uma belíssima canção acústica muito bem acompanhada de um competente arranjo de cordas.

Tommy Bolin deixaria a James Gang para entrar no Deep Purple e gravar o clássico Come Taste the Band em 1975, falecendo no ano seguinte, consequência de uma overdose, aos 25 anos. Um disco excelente e que prima pela variedade musical, basta uma audição para notar o leque de estilos e ritmos que recheiam essa gema dos anos 70.

Track List

01 Standing In The Rain
02 Devil Is Singing Our Song
03 Must Be Love
04 Alexis
05 Ride The Wind
06 Got No Time For Trouble
07 Rather Be Alone With You (Song For Dale)
08 From Another Time
09 Mystery

James Gang - Devil Is Singing Our Song


James Gang - From Another Time

3 comentários :

  1. Gosto da passagem de Bolin pelo James Gang, mas gosto mesmo do Come Taste The Band e do solo Teaser, pode ser que não tenha dado a devida atenção a esse albúm...valeu pela dica!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem Thiago. Curti muito o som dos caras. Não conhecia.

    ResponderExcluir
  3. Também não conhecia, só a passagem do Tommy Bolin pelo Purple...

    ResponderExcluir