sábado, 12 de maio de 2012

Hardbone - This Is Rock 'N' Roll (2012)


Os leitores do Jazz & Rock certamente já tiveram a chance de ouvir o som da banda alemã Hardbone, já que meses atrás postei um review do álbum debut, Dirty 'N' Young (2010). Pois bem, os caras estão de volta e com a mesma pegada avassaladora.

O álbum This Is Rock’n’Roll (2012) saiu do forno há poucos dias e posso dizer que é um dos candidatos a figurar nas listas de melhores do ano. Em vista do debut, a banda manteve a mesma proposta, como letras que abordam temas como álcool, mulheres e rock’n’roll, riffs e solos marcantes e bem trabalhados, refrões grudentos e a influencia do som do AC/DC. O destaque fica por conta da produção, que nesse segundo álbum está mais profissional. O vocal do Tim Dammann soa mais agressivo nesse trabalho, mesclando entre um timbre rouco e agudo. Os guitarristas Sebastian e Tommy mostram um entrosamento monstro nas músicas, sendo que Sebastian é o responsável por boa parte dos solos, enquanto Tommy se encarrega da base e dos riffs. Uma parceira perfeita. Juntos o baixista Wolfgang Pohl e o batera Caim Grandt, fazem a cozinha perfeita, algo essencial em uma banda de rock’n’roll.

O álbum começa com “Bottlemate”, um rock’n’roll sem frescuras e que serve para mostrar a proposta do Hardbone e o que o ouvinte vai encontrar ao longo do álbum. Tim Dammann solta a voz, com seu timbre agressivo, enquanto os guitarristas Sebastian e Tommy dão as boas vindas, com riffs e um solo bem trabalhado. Sem dar tempo para recuperar o fôlego, “Wild Nights” surge na sequencia mantendo a pegada rock’n’roll e com um pouco mais de peso. “Girls & Gasoline” é uma das melhores faixas do álbum e que tem um refrão grudento demais e fácil de ser memorizado. A levada dessa música nos remete os velhos tempos do AC/DC, com um duo de guitarras que beira a perfeição. “Grave Digger” começa com uma intro de batera e baixo, e um grunhido do Tim Dammann. Não sei exatamente sobre o que essa música fala, mais como o Grave Digger é uma importante banda alemã, pode ser que essa letra faça referencia aos caras. “One Night Stand”,começa alucinante, a pegada é a mesma das anteriores, um rock’n’roll visceral, com Tim cantando muito e vale destacar o backing vocal, feito pelo baixista Wolfgang. A faixa-titulo “This Is Rock’n’Roll” não poderia ser diferente, com um andamento mais cadenciado, os caras mostram como se fazer rock’n’roll nos dias de hoje e principalmente, que ele continua mais vivo do que nunca. O refrão dessa música soa quase como um grito de guerra. Dammann parece ter reservado o melhor do seu vocal para essa música, variando seu vocal com agudos agressivos e até um trecho onde ele fala com uma voz rouca. Nas outras faixas não há muito o que analisar de diferente, a exemplo das músicas já citadas, a banda mantem a mesma pegada rock’n’roll em “Fat Cat”, “Young Blood” e “Hellelevator”. O diferencial fica por conta da “The Only Thing”, um rock blues, com um andamento cadenciado e arrastado, uma música muito foda.

Se no debut Dirty 'N' Young (2010), os alemães do Hardbone já arrancaram boas criticas da mídia especializada, This Is Rock’n’Roll (2012) vem para firmar ainda mais o nome dos caras na busca por um lugar ao sol. Por outro lado, o surgimento de novas bandas da qualidade do Hardbone, serve para mostrar que o rock’n’roll está mais vivo e fortalecido do que nunca. O Hardbone é mais uma banda que tem muito potencial e que bebe da fonte sagrada, chamada AC/DC. Enfim. Se você ainda não conhece o som desses caras, não sabe o que está perdendo. Boa audição.

Track List

01. Bottlemate
02. Wild Nights
03. Girls & Gasoline
04. Grave Digger
05. One Night Stand
06. This Is Rock ‘N’ Roll
07. Fat Cat
08. The Only Thing
09. Young Blood
10. Hellevator

Tim Dammann - Vocals
Sebastian Kranke - Lead Guitar
Tommy Lindemann - Rhythm Guitar
Wolfgang Pohl - Bass
Caine Grandt - Drums

Hardbone - Wild Nights


Hardbone - Girls & Gasoline


Site Oficial: Hardbone

Nenhum comentário :

Postar um comentário