terça-feira, 3 de maio de 2011

Eddie Higgins Trio

2002 - Don't Smoke In Bed
Gênero: Jazz



O pianista e compositor Eddie Higgins nasceu e foi criado em Cambridge, Massachusetts, porém começou sua carreira profissional em Chicago, enquanto estudava na Universidade Northwestern School of Music. Eddie sempre foi conhecido por sua maneira elegante e sofisticada de tocar, além do seu amplo repertório, ele tinha uma capacidade incomum de tocar estilos diversificados, tanto como solista ou enquanto apenas acompanhava, todas essas qualidades fizeram dele um dos pianistas de jazz de maior destaque no cenário jazzístico, apesar de muitas vezes ser ignorado pelos críticos. Por mais de vinte anos, Higgins tocou em muitos clubes de jazz prestigiados de Chicago, mais foi no London House onde ele tocou por dez anos e atuou ao lado de outros músicos como Bill Evans, Stan Getz, Dizzy Gillespie, Oscar Peterson, entre outros. Durante esse período que esteve em Chicago, o pianista gravou muitos álbuns, entre os quais como sideman e tocou com uma variedade de músicos, atuando como pianista e arranjador. No ínicio dos anos 70, Higgins decide mudar-se para a Flórida, onde continua tocando regularmente em alguns clubes locais e passa uma espécie de aposentadoria. Em 1980, o pianista volta com tudo à cena jazzística, participando de vários festivais de jazz, muitos deles realizados na Europa e Japão. Através do selo japonês, Venus Records, o pianista vendeu inúmeros álbuns, o que lhe deu a oportunidade de gravar novamente como um líder. Já em 1998, Higgins se casa com a cantora e pianista de jazz Meredith d’Ambrosio, e passaram a se apresentar em clubes e festivais, e gravavam pelo selo Sunnyside Records. O pianista Eddie Higgins faleceu com 77 anos.

Às vezes eu sinto que o jazz é uma imensa colcha de retalhos, onde uma coisa completa a outra, ou então passa a nítida sensação de que tudo está interligado. Digo isso por que não é a primeira vez que descubro um som procurando por outro. E no caso do pianista Eddie Higgins foi exatamente o que aconteceu, na verdade estava procurando por alguma novidade sobre o guitarrista John Pizzarelli e acabei me deparando com o álbum Don't Smoke In Bed (2002), um trabalho para quem curte o jazz na sua mais pura essência, um trio formado pelo pianista Eddie Higgins, o baixista Jay Leonhart e o guitarrista John Pizzarelli. Não preciso dizer mais nada, não é? Como senão bastasse um trio clássico formado por piano, baixo acústico e guitarra, os músicos envolvidos dispensam comentários. De um lado a sofisticação e o piano suave de Higgins, ao lado a marcação precisa do baixo acústico de Jay Leonhart e finalizando o som inconfundível da guitarra de John Pizzarelli, solando e dando aquele toque especial ao trio. O repertório parece ter sido escolhido a dedo, começando com “Close Your Eyes”, que serve como um cartão de visita, há também a balada de Duke Ellington, “I Didn't Know About You”, tocada com maestria pelo trio, na sequencia a empolgante “The Night Has A Thousand Eyes”, com um solos de piano e de guitarra, acompanhados de perto pelo ritmo preciso do contrabaixo, a belíssima “Something Cool”, a clássica “Black Coffee”, aqui apresentada de maneira única e com um arranjo avassalador, a swingada “Golden Earrings”, e uma composição própria do pianista, com a música “Brown-Eyed Beauty”.

Don't Smoke In Bed (2002) é um album para quem curte jazz na sua essência, no meu caso esse trabalho tem um valor ainda maior por se tratar da participação do John Pizzarelli, mas acima de tudo é um álbum do pianista Eddie Higgins e que vale a pena ouvir. No video abaixo, uma pequena demonstração do Eddie Higgins Trio, mas com uma formação diferente da encontrada no álbum, porém não menos sensacional. Boa Audição.

Track List

01. Close Your Eyes
02. That Old Feeling
03. I Didn't Know About You
04. The Night Has A Thousand Eyes
05. Something Cool
06. Where Or When
07. Day-Dream
08. Brown-Eyed Beauty
09. Black Coffee
10. Golden Earrings
11. Don't Smoke In Bed
12. Too Marvelous For words

Eddie Higgins Trio - "Autumn Leaves"

8 comentários :

  1. Muito bom! Adoro essa combinação piano-baixo-bateria. Ótimos músicos.

    ResponderExcluir
  2. O trio com piano/baixo/bateria é só no video, no CD a formação é piano/baixo/guitarra.

    ResponderExcluir
  3. Pois também é ótimo isso. Já baixei mas ainda não ouvi.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro, gostei de sua seleção musical, viu! De boa qualidade, muito agradável de se ouvir. Parabéns pelo seu blog: um lugar para sempre se visitar e ouvir!
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  5. Sensacional o seu blog! De grande valor cultural! Abraço,

    ResponderExcluir
  6. Ola

    Rodrigo e Fabiana, muito obrigado pelos comentários e pelos elogios ao blog.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!!! Blog maravilhoso!!!!

    Excelente postagem! Este álbum é simplesmente magnífico!!!!

    ResponderExcluir
  8. Cara,

    Seu blog é sensacional. De excelente gosto e muito fácil de encontrar as seleções. Parabéns pelo trabalho, ele é de grande utilidade pública.

    ResponderExcluir