sábado, 9 de abril de 2011

Porcupine Tree

2007 - Fear of a Blank Planet
Gênero: Rock Progressivo / Metal Progressivo



Álbuns conceituais são uma vertente no rock iniciada com os Beatles em Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band, passando por Dark Side of the Moon, que acredito ser o melhor álbum de rock de todos os tempos, e virou uma máxima para algumas bandas de metal e rock progressivo. E para esta não é diferente.

Porcupine Tree é uma banda surgida em 1987 que mistura metal, rock progressivo e rock psicodélico. O projeto de Steven Wilson, o vocalista e criador da banda, e que aliás era um programador antes de fundar a banda, tirou o nome de um importante livro sobre fractais, Metamagical Themas de Douglas Hofstadter. A banda tem em sua carreira 15 álbuns, o mais recente lançado em 2009 com o título de "The Incident"

FEAR OF A BLANK PLANET é o álbum de número 9 da banda. Produzido em 2007, é um álbum conceitual porque trata da infância no século 21. Steven Wilson, compositordo álbum, baseou-se no livro Lunar Park de Bret Easton Ellis. Guardadas as devidas proporções e comparaçãoes, as letras (não tem como falar de uma sozinha pois o álbum é completamente conectado, não somente em letra mas em música também) lida com dois transtornos de desenvolvimento que afetam os adolescentes do século 21: o transtorno bipolar e transtorno de déficit de atenção, e também com outras tendências de comportamento comum em jovens como o escapismo através das prescrição de drogas, a alienação social causado pela tecnologia, e um sentimento de vazio pelo fluxo abismal de informações sobrecarregadas pelos meios de comunicação de massa.

Sobre as músicas, recomendo o álbum como um todo, não tem como escolher uma ou outra música, logo, bom download e BOA AUDIÇÃO!

Track List

01. Fear of a Blank Planet
02. My Ashes
03. Anesthetize
04. Sentimental
05. Way Out of Here
06. Sleep Together

Porcupine Tree - Fear of a Blank Planet


Porcupine Tree - Way Out of Here


Site Oficial: Porcupine Tree

Um comentário :

  1. mandou bem nas postagens Hewerton. Das três que você postou, só conheço o Jamiroquai e mesmo assim ouvi um álbum só.

    Achei interessante o som do Porcupine Tree, muito bom. Ótima descoberta.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir