quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pappo Napolitano

(Fonte: El Sitio de Pappo)

Não é de hoje que tenho um fascínio pela Argentina, tudo começou por causa do futebol, isso a mais de dez anos, e com o passar do tempo comecei a me interessar pela cultura do país, e como sou louco por música, claro que seria um erro deixa-la de fora, então não demorou muito para acontecer os primeiros contatos com o tango de Carlos Gardel e Astor Piazzolla, e algumas bandas de rock. E no mês passado ao entrar no blog Musicólatras, me deparei com um artigo do Thiago Teberga com o seguinte título: Blues Made in Argentina. Na postagem citava o nome de dois bluseiros argentino, o Miguel Botafogo, e o bluseiro/rockeiro Pappo Napolitano. Não precisa dizer que fiquei fascinado pelo som. Pappo é um dos músicos mais importantes da Argentina, um guitarrista com um pé no blues e outro no rock, conciliando os dois de uma maneira única. Apesar disso, o que me chamou a atenção, foi o fato dele cantar em espanhol e podem acreditar, ficou bom pra caramba!. Contar a trajetória do Pappo com todos os detalhes seria impossível, ele que teve uma carreira magnifica, tocando em várias bandas e gravando uma infinidade de álbuns.

Noberto Anibal Napolitano, conhecido como Pappo, nasceu em Buenos Aires no dia 10 de março de 1950. Considerado um dos mais importantes guitarristas da Argentina, Pappo foi um ícone do rock e do blues portenho. Em sua longa carreira musical, tocou na primeira formação dos Los Abuelos de La Nada, grupo argentino formado pelo músico Miguel Abuelo, Pappo também tocou no Los Gatos, onde gravou dois álbuns. Participou em Conexión Nº5, em La Pesada del Rock and Roll e em Manal. No ano de 1970 formou sua própria banda, Pappo's Blues, com os músicos David Lebon e Black Amaya. Gravaram sete álbuns até o ano 1978, com algumas mudanças na formação, em 1980 o grupo chegou ao fim. Após o fim do Pappo’s Blues, o guitarrista forma o Aeroblus, ao lado dos músicos Alejandro Medina (baixo) e Castello Junior (bateria), gravando um álbum.

Pappo também viajava constantemente pela Europa e EUA, para se manter em contato com as bandas do gênero e para buscar novas tendências. Durante essas turnês, Pappo tocou ao lado do lendário Peter Green e também com o baixista Lemmy Kilmister, da banda Motörhed. De volta a Buenos Aires, Pappo forma a banda de heavy metal Riff, com os músicos Michel Peyronel, Hector Serafine e Juan Garcia, o grupo gravou 5 LPs e foi considerado como o principal responsável pela ascensão do rock and roll na Argentina nos anos 80. Em 1984 Pappo decide iniciar sua carreira solo, no inicio trabalhou com o grupo Boxer, onde gravou um álbum duplo chamado “En Concierto”. Nessa época a banda Riff tinha parado, porém Pappo decidiu retomar as atividades, ao chamar o baixista Vitico para dar continuidade. Bom já deu para perceber que o guitarrista não parava um só minuto, pois bem após gravar “Pacto Diabólico” (1987), Pappo decide mudar-se para Los Angeles, lá forma outra banda, batizada de The Widow Maker (“El Hacedor de Viudas”). Com sua nova banda, Pappo fez uma mini-turnê pela América do Sul e por 24 cidades dos EUA. Já em 1992 gravou o álbum “Blues Local”, ao lado dos músicos Javier Martinez e Alejando (que haviam trabalhado com ele na época do Manal).

O guitarrista também teve a honra de tocar com BB King em duas ocasiões, uma delas em 1994, durante uma turnê do Pappo pelos EUA, tocou ao lado do rei do blues no Madison Square Garden. Na Argentina o bluseiro/rockeiro abriu show para o Guns n’ Roses. Em 1995, retorna com o Pappo’s Blues, e apresenta o “Caso Cerrado”. Em 2003 grava o excelente “Buscando un Amor”, um disco clássico de rock e blues.

Em “Pappo & Amigos” (2000) é um dos melhores álbuns do guitarrista, o nome não poderia ser melhor, afinal Pappo convoca uma reunião importantíssima e reúne bandas e músicos da Argentina para tocar covers e clássicos do tempo do Pappo’s Blues e também do Aeroblus. Entre os convidados estão antigos companheiros como Alejandro Medina, Vitico, Vicentico, Miguel Botafogo, Juan Haymes, o músico de tango Omar Mollo, as bandas de heavy metal Almafuerte, de rock Viejas Locas, de hardcore e groove metal A.N.I.M.A.L., de hard rock La Renga, o músico Juanse, o compositor argentino Andrés Calamaro, e seu filho Luciano Napolitano, com quem toca a música “El tren de las 16”. Pacco é acompanhado por uma banda “base”, formada pelos músicos Ruth Yuli (baixo), Luís Rodrigues (gaita) e González Bag (bateria).

Pappo Napolitano certamente irá agradar os fãs de blues e rock, afinal não há como não curtir esse som. Um guitarrista com pegada, e como disse lá no inicio, ele tem um pé no blues e outro no rock, e usa essas influências na medida certa. O fato dele cantar em espanhol é outro diferencial, é a sensação de poder ouvir um Blues made in Argentina, vejo isso como uma maneira sabia de valorizar a cultura local e não partindo para o inglês, como muitos músicos brasileiros costumam fazer. Infelizmente Pappo veio a falecer em 2005 depois de um acidente, um carro colidiu violentamente contra a sua moto, matando o guitarrista na hora. Seu filho que estava na moto, felizmente não sofreu nada.

Para quem quiser conhecer mais sobre a história do Pappo, recomendo que visitem o site que está indicado no final da postagem, tem muita informação interessante por lá. No mais, Boa Audição a todos !

2000 - Pappo & Amigos
Gênero: Blues Rock



CD 1:

01. Fiesta cervezal (Pappo & La Renga)
02. Vamos a buscar la luz (Pappo & Alejandro Medina)
03. El gato de la calle negra (Pappo's Blues)
04. El brujo y el tiempo (Pappo & Almafuerte)
05. Siempre es lo mismo nena (Pappo's Blues)
06. El sur de la ciudad (Pappo's Blues & Vicentico)
07. Pájaro metálico (Pappo's Blues & Omar Mollo)
08. Con Elvira es otra cosa (Pappo & Adrián Otero)
09. Solitario Juan (Pappo & Andrés Ciro)
10. Triple seis (Pappo & A.N.I.M.A.L.)
11. Insoluble (Pappo & Sr. Flavio)
12. Blues de Santa Fe (Pappo's Blues & Juanse)
13. Mírese adentro (Pappo's Blues & La Mississippi)
14. Abelardo el pollo (Pappo's Blues)
15. Tema solísimo (Pappo & Alejandro Medina)
16. Sandwiches de miga (Pappo's Blues)
17. Detrás de la iglesia (Pappo's Blues & Alambre Gonzalez)
18. Trabajando en el ferrocarril (Pappo & Antonio Birabent)
19. Mi vieja (Pappo & Andrés Calamaro)
20. Blues Local (Pappo & Viejas Locas)
21. El tren de las 16 (Pappo's Blues & Luciano Napolitano)

CD 2:

01. Sucio y desprolijo (Divididos)
02. El viejo (Pappo & La Renga)
03. Ruta 66 (Pappo's Blues)
04. El hombre suburbano (Pappo & Viejas Locas)
05. La adivina (Pappo & Omar Mollo)
06. Algo ha cambiado (Pappo & Andrés Ciro)
07. Desconfío de la vida (Pappo & Vicentico)
08. Llegará la paz (Pappo & Almafuerte)
09. Malas compañías (Pappo's Blues)
10. Slide blues (Pappo & Adrián Otero)
11. Completamente nervioso (Pappo's Blues & Ricardo Iorio)
12. Caras en el parque (Pappo & Alfredo Toth)
13. Gris y amarillo (Pappo's Blues y La Mississippi)
14. Tomé demasiado (Pappo's Blues y Juanse)
15. Tren azul (Pappo's Blues, Vitico & Juan Haymes)
16. Adónde está la libertad (Pappo's Blues & Moris)
17. Hay tiempo para elegir (Pappo & Sr. Flavio)
18. Cabeza de martillo (Pappo & A.N.I.M.A.L.)
19. Vine cruzando el mar (Pappo's Blues)
20. Nunca lo sabrán (Andrés Calamaro)

Pappo - "El Hombre Suburbano"


Site Oficial: Pappo Napolitano
Fonte de Pesquisa: Rock.com.ar

Nenhum comentário :

Postar um comentário