sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Flávio Guimarães

2009 - The Blues Follows Me
Gênero: Blues



O gaitista Flávio Guimarães é um dos grandes nomes do blues nacional, considerado como um dos pioneiros do estilo no Brasil e se tornou a principal referência do instrumento no país. Em 20 anos de carreira, Flávio lançou quatro álbuns solo, nove com a banda Blues Etílicos e também fez inúmeras participações em álbuns de outros artistas, entre eles, Titãs, Luiz Melodia, Rita Lee, Zeca Baleiro, entre outros. Por duas vezes abriu o show do rei do blues BB King no Brasil e também participou de vários festivais nacionais e internacionais. Sua música está presente em trilhas sonoras do cinema, TV e comerciais. Flávio influenciou praticamente toda uma geração de gaitistas e segue divulgando seu trabalho e a música através de vídeo-aulas, workshops e festivais produzidos por ele.

O seu mais recente trabalho é o álbum “The Blues Follows Me” (2009) e que presta um tributo ao bluseiro e gaitista norte americano Little Walter. No site do Flávio tem uma citação muito interessante a respeito do Little e que serve de parâmetro para que tenhamos uma noção da importância dele no cenário musical.

“Little Walter está para harmônica de blues como Charlie Parker está para o saxofone no jazz e Jimmy Hendrix para a guitarra de rock”.

O repertório do álbum “The Blues Follows Me” é todo baseado na música de Little Walter e reúne grandes clássicos da sua obra. Flávio Guimarães canta e toca músicas como, “I Got To Go”, “Juke”, “St Louis Blues”, entre outras. E o mais interessante desse trabalho é a questão da sonoridade, Flávio fez questão de recriar uma sonoridade semelhante a da gravadora Chess Records, essa gravadora era sediada em Chicago e foi inaugurada em 1950. Era especializada em blues, R&B, gospel, rock and roll e às vezes jazz. E em 25 de existência passaram por lá grandes nomes da música como J.B Lenoir, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Buddy Guy , Chuck Berry , Koko Taylor, entre outros. Para a gravação do álbum, Flávio Guimarães foi acompanhado por Igor Prado (guitarra), Yuri Prado (bateria) e Rodrigo Mantovani (contrabaixo acústico).

Com todos esses ingredientes, seria impossivel não dizer que o álbum “The Blues Follows Me” é irressistivel, logo na primeira audição não tem como não se contagiar pela sonoridade e arranjos muito bem trabalhados, esse álbum mostra que o blues no Brasil está mais vivo do que nunca e o principal, com muita qualidade. Recomendo o álbum para todos aqueles que são viciados em blues e para quem curte o blues tocado com gaita é um prato cheio, se você ainda não conhece, não perca tempo. Boa Audição.

Track List

01. Off The Wall
02. It's Too Late Brother
03. Crazy Mixed Up World
04. Juke
05. Blues All Day Long
06. Shake Dancer
07. I Got To Go
08. St Louis Blues
09. If Ain't Me
10. Bill And Jeannette
11. Nine Bellow Zero

Flávio Guimarães - "Juke"


Site Oficial: Flávio Guimarães

Um comentário :

  1. Legal, Daniel, conhecia o trabaho dele no Blues Etílicos, mas não o solo. Valeu!

    ResponderExcluir