sexta-feira, 30 de abril de 2010

"O Segredo do Salão Verde" (Marcos Losekann)

Ficha Técnica

Escritor: Marcos Losekann
Gênero: Literatura Nacional (Romance/Policial/Ficção)
Lançamento: 2007
Páginas: 312
Acabamento: Brochura
Editora: Planeta

“O Segredo do Salão Verde” é o segundo livro da trilogia “Entrevista com Deus” do jornalista e escritor Marcos Losekann. A trama do livro segue a mesma linha do anterior, a mistura entre fatos históricos do Brasil e a ficção. O personagem também é o mesmo, o jornalista Anderlon Gonçalves Valderês, ou simplesmente AGV.

Em “O Dossiê Iscariotes” o pano de fundo foi o acontecimento em torno da morte do seringueiro Chico Mendes e na época AGV era correspondente do jornal brasiliense O Capital em Manaus. Na ocasião o jornalista se envolveu na coberta de uma rebelião na Penitenciaria de Manaus e ao mesmo tempo na cidade de Xapuri, Chico Mendes era assassinado. Nisso AVG passa a investigar e descobrir que havia uma ligação entre os fatos.

Já no livro “O Segredo do Salão Verde” o pano de fundo é outro fato histórico brasileiro. A trama se passa no ano de 1992, na época dos caras pintadas. O alvo era o então presidente Fernando Collor de Mello – o primeiro presidente eleito depois de anos de ditadura. Na ocasião tanto ele quanto o Congresso Nacional estavam na mira da opinião pública e prestes a uma cassação de mandato. A imprensa denunciava, por outro lado políticos e lobistas disputavam holofotes e eram alvos das manchetes. O jornalista AGV passava por um momento de escolha na sua vida pessoal e profissional. Queria escrever um livro sobre sua suposta Entrevista com Deus, porém para isso necessitava renunciar seu prestigiado cargo de articulista do jornal O Capital e com isso deixar passar a oportunidade de cobrir um dos principais fatos da história recente do Brasil.

O jornal que até então relutava para cobrir o escândalo do Fernando Collor, muda radicalmente de uma hora para outra e com isso passa a dar ênfase ao fato. Em meio a tudo isso ocorre à morte de um engenheiro civil responsável pela construção do prédio anexo ao Superior Tributal de Justiça em Brasília. Aparentemente não passa de um caso isolado, porém a experiência de AGV diz que isso deve ser investigado a fundo e a partir disso o caso passa a se mostrar como um enorme quebra cabeças e que envolve muita gente do alto escalão.

Marcos Losekann envolve o leitor em uma trama surpreendente e que meche com nossa cabeça ao ponto de não saber qual o fator que separa a realidade da ficção. Tudo isso em um mundo cheio de intrigas, traições, violência, assassinatos, corrupção e um bom romance.

E só para ressaltas (as palavras do próprio Losekann), a triologia “Entrevista com Deus” foi escrita ao mesmo tempo, mas cada livro possui começo, meio e fim. Sendo assim pode ser lida em qualquer ordem, mas como em toda trilogia existe uma sequência lógica que une os livros.

Onde Comprar : Americanas.com

Um comentário :

  1. Difícil imaginar um engenheiro civil como parte de uma trama. Mal posso esperar para ler e ver o que o colega aprontou...

    ResponderExcluir