domingo, 7 de fevereiro de 2010

Paulo César Pinheiro

2003 - O Lamento do Samba
Gênero: Samba



Conheci o som do Paulo César Pinheiro por acaso no blog "M&C - Música e Cerveja". Eu que nunca tinha ouvido nada dele, me surpreendi logo na primeira audição. Eu não sou do tipo conhecedor e apreciador assíduo de samba, muito pelo contrário, conheço poucos nomes e as vezes tenho a sorte de encontrar verdadeiras preciosidades como essa.

Paulo César e um dos grandes letristas da música brasileira, além de excelente cantor. Paulo já teve ao seu lado grandes parceiros, entre eles, Tom Jobim, Baden Poweel, João Nogueira, Edu Lobo, Dori Caymmi, Toquinho, entre outros. Suas letras já foram cantadas ou interpretadas pelas vozes de, Elis Regina, Zeca Pagodinho, Elizeth Cardoso e Clara Nunes – com quem foi casado.

“O Lamento do Samba” (2003) é o seu mais recente trabalho (solo), um samba com um toque de choro de tirar o folêgo. O que me chamou a atenção no entanto, além da sua voz rouca que se encaixa perfeitamente com o estilo, foram as letras, o cara manda muito bem, são todas excelentes. O álbum traz um ar melancólico, sentimento puro, porém esqueça letras melosas que são feitas por pagodeiros e que tratam os desencontros amorosos de forma banal e sem conteúdo. As letras do Paulo César são bem diferentes, um samba que retrata as desiluções amorosas e outros tipos de sentimento como a faixa titulo do álbum, que em forma de manifesto resgata essa melancólia contida das obras de outros compositores e mostra que o samba atual não é mais o mesmo, falando que o povo ouve e sente uma falsa alegria e diz que o samba perdeu a sua voz de lamento, sim, mais não era um sentimento amargo e sim nostálgico.

Não vou destacar nenhuma música, até por que não tem como, todas são excelentes.Fica a dica.

Track List

01. O lamento do Samba
02. Estrela Partida
03. Nomes de Favela
04. As pedrass se cruzam
05. Amor ausente
06. Você jamais
07. Fechado por dentro
08. Sublime paixão
09. Samba de trsiteza
10. Temporário
11. Meu sofrimento
12. É uma Sina
13. Meia-Água
14. Quando eu me for

5 comentários :

  1. Putz, eu confesso que não conheço (quase) nada de samba, mas ao ouvir essa música no player (O Lamento do Samba) já me interessei demais. Baixando aqui e logo que ouvir algumas vezes volto para comentar.

    ResponderExcluir
  2. Realmente uma preciosidade este álbum. A voz rouca e lamentosa de Paulo César Pinheiro é uma luva para o ar melancólico que paira em todo o cd. Ótima resenha do cd!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. É de autoria de Paulo Cesar Pinheiro uma das frases mais lindas sobre a música, que eu sempre trago comigo: "Tocar é sentir a presença de Deus pelo som; é ouvir a batida de um só coração".
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Que bom ver Paulo César Pinheiro por aqui! Autor de sambas fantásticos que muita gente escuta e nem sabe de quem é (Lá se vão meus anéis, Veneno, Consideração, Cicatrizes, Refém da solidão, Pesadelo...) Sambas de primeiríssima qualidade e letras idem.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo que foi dito. Paulo César Pinheiro é um compositor que está a frente do seu tempo. Letras excelentes, com contéudo, que passam sentimento e um instrumental refinado.

    Em breve irei postar novos álbuns dele.

    Abraço

    ResponderExcluir