quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Entrevista: João Alexandre

Por Daniel Argentino e Igor Almeida

João Alexandre é violinista, cantor, compositor, arranjador e produtor musical. É um dos grandes nomes da música cristã no Brasil, sua música é rica em todos os sentidos, explora o samba, jazz e a bossa nova,e nas letras aborda diversos temas em relação ao mundo, à fé e ao cotidiano das pessoas, sempre trazendo uma mensagem positiva e de conforto. Muitas vezes contestado, por falar a verdade e expor o que pensa através da música. Para nós do Blog Jazz e Rock, foi uma honra poder entrevista-lo, confira abaixo e conheça um pouco mais sobre a vida, a carreira e os projetos desse grande músico brasileiro.

JR - João, conte-nos como foi a sua trajetória na música?

João A. - Primeiramente, obrigado por este espaço tão precioso e distinto também.Comecei a ter contato com a música muito cedo, aos 9 anos de idade, cantando e meu primeiro contato com um instrumento, pra valer, foi na fanfarra da minha escola, tocando corneta e depois trompete, dá pra acreditar?

Praticamente nasci dentro da igreja e acho que só não nasci lá, literalmente falando, porque no dia não tinha nenhuma reunião. Sempre ia com minha mãe e lá passei a tocar bateria, com 12 anos, quando ganhei meu primeiro violão e um método do Paulinho Nogueira.Método na mão e violão me levou a seguir estudando, sempre sozinho, lendo os acordes e encadeamentos e me aventurando em busca de onde deveria utilizar aquilo tudo!. Daí, como já tinha "jeito pra coisa", meu ouvido foi sendo treinado por tabela, ouvindo músicas de cantores e bandas de todo tipo e procurando no braço do violão como tocá-las.Com o passar do tempo, comecei a ouvir e identificar os timbres dos outros instrumentos todos, o que me levou a entender as sonoridades das canções!

Isso me ajudou no meu trabalho como arranjador e me fascina até hoje, motivo pelo qual sou vidrado em trilhas sonoras, Ênio Morricone, John Williams, Dave Grusin, etc.

JR - Quais são suas influências musicais? E o que você costuma ouvir no dia-a-dia?

João A. - Tem muita coisa que forma o "ouvido" da gente, não dá pra fugir nem das coisas ruins, justamente pra não fazer igual, certo? .Não sou muito de ouvir Música sem parar, gosto do silêncio pra reciclar meu ouvido!

Se tiver que ouvir música, destaco Dori Caymi, Take 6, Cézar Camargo Mariano, Steve Wonder, Tony Benet, Martinho da Vila, Ivan Lins, Claúdio Nucci, Dianna Krall, The Singers Unlimited, Joshua Redman, Brian Blade, James Taylor, Yelow Jakets, Oscar Peterson, Almir Sater, etc. Dá pra perceber que gosto de tudo um pouco!!

JR - “É Proibido Pensar” caiu feito uma bomba no meio gospel, afinal você teve coragem de falar a verdade e de forma inteligente, como você lidou com a repercussão?

João A. - Ainda lido, embora faça mais de um ano e meio que foi gravada!
A ironia é sempre uma boa fórmula pra dizer certas verdades, sem ser arrogante, certo?

O problema da superficialidade é que, quem se torna "epidérmico", acaba nunca mais mergulhado em nada, enxergando só o que todo mundo enxerga e levado pela correnteza da mediocridade e do pensamento de alguém mais esperto que o escraviza quase para sempre, infelizmente! Parece difícil de entender, mas não é!

Mas, o site Crer e Pensar tem uma boa entrevista sobre essa música que vale a pena ser lida!

JR - Você escreveu há poucos anos atrás um livreto, que você fez em parceria do Luciano Garruti, chamado “Músico, profissão ou ministério”. Conte-nos o porquê da motivação de criar o livro. E pra você, músico é PROFISSÃO OU MINISTÉRIO?

João A. - Qualquer profissão pode se tornar um ministério, mas essa iniciativa tem que partir da vontade do profissional, nunca deve ser imposta pela Igreja, já que Deus só ama a quem dá com alegria!!!.

JR - A partir do álbum “Voz e Violão”, você decidiu bancar seus CDs por conta própria, quais foram às vantagens e desvantagens após esta decisão?

João A. - Deixei de ser o passarinho da gaiola, pra ser o passarinho da floresta! O primeiro recebe comida do dono, mas vive preso numa gaiola, coitado! O segundo tem correr atrás da comida, mas voa livre, tem todo o Céu pra se aventurar e voa pra onde quer!

JR - Você é produtor musical e tem o seu próprio estúdio de gravação, na sua opinião ainda é possível o músico sobreviver apenas com venda de CDs ?

João A. - Creio na provisão divina, no sustento que vem de Deus, que abençoa as nossas vidas com o suficiente pra cada um!. Me preocupo em sustentar minha casa de forma digna e séria, sem levar o dinheiro para o lado só do objetivo, mas tratando-o como consequência de meu trabalho! Os CDs podem estar com os dias contados, assim como nossas vidas, tão passageiras, mas a música sempre renasce do coração de Deus para o coração do homem, que, se honrá-la com carinho, há de ser abençoado e sustentado por Deus!. Dito isso, agradeço a Ele pelas pessoas que acreditam em meu trabalho e potencial e entregam suas canções pra que eu as arranje e grave em meu humilde home estúdio!.

Respeito e trato com carinho, todos aqueles que me procuram, pois o nome deles, o meu e o nome de Jesus estão em jogo na hora de produzir uma canção, seja ela singela ou complicada.

JR - Você faz workshops e seminários nas igrejas, correto? Conte-nos um pouco sobre como funciona esses workshops e como tem sido o aceitamento desse tipo de trabalho? A igreja tem aceitado o fato de ser importante investir nos músicos?

João A. - A Igreja ainda não sabe lidar com o fato de a Música, assim como qualquer outra forma de Arte, ser também serviço e, portanto, digna de sustento e valorização em todos os aspectos. Esses seminários abrem caminho para que as lideranças e os músicos e artistas profissionais e leigos também, possam abrir uma possibilidade de diálogo mais consistente em termos de como honrar os que trabalham nesta área tão mal resolvida em nossos dias.


JR - O disco “Família” conta com uma mistura enorme de ritmos e sabores. No entanto o tempero que sobressai é o JAZZ, bem mais que em qualquer outro cd seu. Conte-nos como foi o processo de gravação do disco – como foi gravar com a família e como foi lançar um disco bem mais “elétrico” que seus anteriores?

João A. - Um prazer muito grande, principalmente por contar com o talento de tantos músicos competentes nesse CD, que aborda temas familiares! Minha família sempre fez parte de meu trabalho e é uma das marcas de minha identidade musical também! Uma honra ininarrável!!

JR - Como foi à gravação do novo DVD? Existiu algum apoio, patrocino, ou saiu alguma grana pro DVD fora à grana do seu bolso?

João A. - Ainda estamos em fase de conclusão, com as gravações finais envolvendo a banda toda, marcadas para Julho.

Deve sair até o final do ano, com apoio total e incondicional da UNIVESIDADE METODISTA DE SÃO PAULO, a quem serei eternamente grato. Uma pequena parte está saindo do meu bolso, mas nada perto de tudo o que eles estão me dando, graças a Deus!

Site Oficial: João Alexandre

4 comentários :

  1. JALEX é o cara! Tem um enorme talento e tem contribuido muito pela música cristã com sua música e opinião!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a vocês do Jazz&Rock!
    Excelente entrevista com João Alexandre. Um cara que sempre admirei pela audácia de suas músicas.
    Sucessos!

    ResponderExcluir
  3. Eu também curto muito o João Alexandre e ao conhecer seu trabalho passei a respeita-lo, pq ele diz coisa que muita gente faz vista grossa e não vê pq não quer.

    Abraço e valeu.

    ResponderExcluir
  4. Sim, para um cristão, talvez seja proibido pensar. Porque, a propósito, se levado em consideração o mínimo conhecimento científico a construção de um pensamento racional, provavelmente não sobrará um só paradigma cristão.
    Entretando a música dele é boa!

    ResponderExcluir