sábado, 8 de agosto de 2009

Foto dos Beatles na Abbey Road completa 40 anos

A capa do álbum “Abbey Road” dos Beatles, seja talvez a foto mais conhecida mundialmente em todos esses anos, tudo por que John Lenon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr resolveram posar em fila indiana na rua dos estúdios Abbey Road, e que para muitos é considerado o mais importante álbum da carreira da banda.

E neste dia 8 de Agosto de 2009, centenas de fãs marcaram presença na rua para comemorar os 40 anos da foto, ela foi tirada pelo fotografo – já falecido – Iain Macmillan, e na ocasião precisou apenas de uma rápida sessão de fotos (que durou cerca de 10 minutos).

Uma foto dessas poderia passar batido, mas quando se trata dos Beatles a tarefa fica complica, tanto que depois da foto o cruzamento perto de St Johns’Wood , noroeste de Londres nunca mais foi o mesmo, chega a ser um ritual devocional, turistas e fãs se posicionam da mesma forma e alguns arriscam até o figurino parecido aos dos Beatles para tiram fotos e mais fotos de recordação. Para muitos, isso não passa de besteira, mas para os fãs e para quem pode ir até a Abbey Road é sem duvida uma experiência incrível, só de pensar que há 40 anos o quarteto mais famoso do mundo esteve naquele mesmo lugar, é um momento único e marcante. No entanto posar para foto na faixa de pedestres é apenas uma etapa, já que o estúdio Abbey Road continua firme e forte e durante esses 40 anos já passaram por exemplo; Glenn Miller, Pink Floyd, Oasis e U2, sem contar o famoso muro que recebe milhares de assinaturas todos os anos dos mais diversos fãs e turistas, muro que é dedicado totalmente aos Beatles. Há quem diga que o muro é pintado seis vezes ao ano, tamanha quantidade de assinaturas, desenhos e declarações aos Beatles, até as casas vizinhas sofrem com isso, pois são “invadidas” pelas assinaturas.

Muro do estúdio Abbey Road.

Ainda sobre a foto, dizem que ela esconde um grande mistério, segundo os rumores, a foto teria servido para encenar o "enterro" do verdadeiro Paul: John Lennon seria o padre (roupas brancas), Ringo Starr seria o encarregado do funeral (terno preto), Paul McCartney o cadáver (com terno e sem sapatos nos pés, como é tradição em algumas religiões) e George Harrison o coveiro (roupas de trabalho). Além disso, Paul é o único do quarteto com a passada invertida durante sua caminhada. Fora isso, outro elementos também "provariam" a tese de que Paul estaria morto. O fusca estacionado do lado esquerdo tem a placa LMW-281F. Os boatos apontam que a sigla seria "Linda McCartney Widower" ou, em português, "Linda McCartney viúva". Levando em consideração o número 1 como a letra I, o restante seria "28IF", apontando que o verdadeiro Paul teria 28 anos de idade se estivesse vivo. Seria tudo boato e uma grande jogada de Marketing dos Beatles? (risos)

No ano de 1999, o estúdio Abbey Road instalou uma webcam , que filma a rua durante 24 horas e transmite as imagens para o mundo todo e também convida os fãs para que publiquem suas fotos tiradas ao melhor estilo “Beatles”.

O que é bom, o que tem qualidade fica eternizado para sempre, afinal em 40 anos muita coisa mudou e a memória de uma simples capa de álbum, que mais tarde tornaria um dos álbuns mais vendidos da história da música mundial, permanece viva, ao contrário das músicas que aparecem de passagem e que ninguém faz questão de lembrar.

O video abaixo é da banda Blame Ringo e que para o clipe da música "Garble Arch" (A Day in the Life of Abbey Road), tiveram uma ideia bem interessante, filmaram durante um dia normal o movimento da Abbey Road. É possível ter uma noção de como ela é movimentada e como os fãs/turistas param o trânsito a todo momento pra reproduzir a foto que ficou eternizada pelos Beatles.



Site Oficial: Abbey Road Studios

Nenhum comentário :

Postar um comentário