terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Damien Rice

2003 - O
Gênero: Folk Rock


Conheci Damien Rice por acaso, fuçando pela internet me deparei com uma análise sobre o show recente que fez em São Paulo, achei os comentários interessantes e fui pesquisar sobre ele, me deparei com dois álbuns, um é esse que estou postando “O” lançado em 2002 e o outro é “9” lançado em 2006, o que me chamou a atenção foi originalidade dos nomes dos álbuns.

Damien é irlandês, no começo dos anos 90 montou uma banda – “Juniper” – com os amigos de escola e na época já se encarregava de cantar e compor todas as músicas do grupo, depois de oito anos por motivos internos acabou deixando o grupo. Em 1999, Damien decidiu largar tudo e ir embora para a cidade de Toscana (Itália), aonde vivia do que plantava e cantava na rua para conseguir algum trocado, segundo ele a experiência valeu e muito e mudou sua vida, no ano seguinte ele voltou para Dublin, com ânimo renovado e idéias novas. Juntou-se, então, a um grupo de músicos (Lisa Hannigan, que compartilha os vocais com ele; Vyvienne Long, que toca piano e violoncelo; Shane Fitzsimons no baixo; e Tomo na percussão), para lançar em 2002 o álbum “O”. Outro ponto que me chamou muito a atenção, foi de como o álbum fora gravado, acreditem, dentro do seu próprio quarto e devido à falta de orçamento teve poucos instrumentos também, o próprio Damien pensava que o álbum não venderia nem mil cópias e na verdade vendeu um pouco mais, “apenas” 2 milhões. Damien ganhou notoriedade devido à música “The Blower's Daughter” (trilha sonora do filme: Closer), e no Brasil a música ganhou uma versão em português "É Isso Aí"- não sei se você conhece - gravada por Ana Carolina e Seu Jorge, eu não ouvi, mais dizem que é uma versão daquelas que estraga a música original. Além dessa canção o álbum tem uma sonoridade sensacional, a voz de Damien a Lisa, o violão, violoncelo, bateria e o tom melancólico cria um clima todo especial no decorrer do álbum, é o tipo do álbum para você ouvir e relaxar. Vale a pena conferir, se o pessoal curtir o som eu posto o outro.

Track List

01. Delicate
02. Volcano
03. The Blower's Daughter
04. Cannonball
05. Older Chests
06. Amie
07. Cheers Darlin'
08. Cold Water
09. I Remember
10. Eskimo
11. Prague
12. Silent Night

"The Blower's Daughter" (Trilha Sonora: "Closer")


Site Oficial: Damien Rice
Myspace: Clique Arqui

Um comentário :

  1. Realmente... foi um pecado o que a Ana carolina fez com a musik...

    ResponderExcluir