sábado, 17 de janeiro de 2009

Ed Motta

2001 - Dwitza
Gênero: Jazz/Samba/Progressivo/Funk/Soul/Bossa Nova



Comentar sobre um álbum do Ed Motta não é tarefa muito fácil, ainda mais para quem não é músico, como é o meu caso. Eu sou fã do som do Ed Motta e aos poucos vou apreciando cada álbum e descobrindo cada fase do seu trabalho. A resenha a seguir, possui trechos extraidos do texto criado por: Marcello Rocha.

“Dwizta” álbum lançado em 2001 e mostra outra faceta do som do Ed Motta, um álbum que mostra toda maturidade e cultura musical do Ed, com um som moderno, um som refinado e que parece tão experimental. O disco traz um repertório basicamente instrumental (à exceção de duas faixas) no qual a voz de Ed entra como pano de fundo, nos vocalises jazzísticos que ele vem testando desde os tempos do álbum “Entre e Ouça”. O álbum é difícil de ser ouvido principalmente no começo e para quem está acostumado com o lado pop dos outros trabalhos do Ed, “Dwzita” é um pouco de tudo, desde jazz, rock progressivo, soul, funk, bossa nova, samba-jazz e até uma música que lembra trilha de musical, e claro quem é músico vai conseguir captar toda riqueza musical que esse álbum passa – coisa que não consegui. “Dwizta” é a realização de um desejo musical do Ed, ele que disse na época “Escuto muito mais música instrumental do que música cantada. Meu jeito de cantar é muito mais influenciado por saxofonistas, trompetistas, trombonistas do que por cantores. Gosto de tudo, mas o jazz sempre teve um espaço especial dentro da minha discoteca", revela o músico, que assina a maioria das músicas e arranjos do CD.

Como já foi dito, o álbum é basicamente instrumental, com exceção de músicas que são cantadas, “Doce Ilusão” (escrita por Nelson Motta) e “Coisas Naturais” (parceria com Ronaldo Bastos).

O próprio Ed Motta fez um paralelo interessante com a tradição do churrasco gaúcho para explicar o álbum: “A carne só precisa de sal, mais do que isso você já está começando a tirar os elementos naturais dela. Dwizta é mais ou menos assim. É uma espécie de churrasco de música, que soa o mais natural possível”.

Bom agora é você ouvir e apreciar cada nota, cada arranjo desse álbum sensacional.

1. Um Dom Para Salvador
2. No Carrão Eu Me Perdizes na Consolação
3. Sus-Tenta
4. Doce Ilusão
5. Lindúria
6. Valse Au Beurre Blanc
7. Amalgasantas
8. A Balada do Mar Salgado
9. Coisas Naturais
10. Malumbuio
11. Madame Pela Umburgo
12. Cervejamento Total
13. Papuera
14. Instrumetida

Site Oficial: Ed Motta

2 comentários :

  1. Muito bom seu trabalho neste blog, ótimos textos e dicas. Parabéns!
    Sobre o Ed Motta eu postei em meu blog um texto pequeno que indico o novo cd dele.
    Confira no link abaixo:

    http://saiudagaveta.wordpress.com/2009/01/07/dica/

    Novamente parabéns, já está nos meus favoritos.

    ResponderExcluir