quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Emily Remler

1988 - East to Wes
Gênero: Jazz



Em seu último álbum, antes da sua morte prematura, em 1990, Emily Remler brilha com fluidez e muita técnica, executando "Daahoud", um tema complexo de Clifford Brown. Remler também executa temas suaves, como "Sweet Georgie Fame" e "Snowfall", com melodias de tamanha beleza. O álbum enriquece diante da colaboração do genial Hank Jones no piano, fazendo de East to Wes, um dos melhores álbuns do final dos anos 80.

Infelizmente, Emily Remler foi mais uma artista de Jazz, que morreu em decorrência ao uso das drogas. Não podemos afirmar se ela ia entrar para o Hall dos grandes guitarristas do Jazz, como Wes Montgomery e Pat Metheny, mas Remler estava no caminho certo, inovando e conquistando o seu espaço. Remler era uma guitarrista com o pé na vanguarda, mas sem esquecer a tradição do Jazz. Gravava álbuns com diversas tendências, misturando ritmos brasileiros, africanos e indianos. O grande momento de sua carreira foi a gravação de Together, com o guitarrista Larry Coryell, uma das suas maiores influências musicais. Além do Coryell, Remler colaborou em álbuns de David Benoit, participando da melhor fase da carreira do pianista. Diferente de George Benson, Remler não tocava por dinheiro, mas tocava guitarra por uma questão de "alma". Emily Remler morreu no melhor momento de sua carreira, mas deixou seu nome escrito entre os grandes nomes dos Young Lions da década de 80.

Emily Remler tinha idéias bem definidas com relação ao seu Jazz: "Quero ter uma voz única como a de Coltrane. Ouvimos duas notas e sabemos logo que é ele. Quero uma voz totalmente única, minha própria voz, o que significa lutar por uma maturidade pessoal e estar preparada para isso." Emily Remler não estava preparada. Dependente de heroína, morreu de um ataque do coração aos 32 anos, em 1990, durante turnê pela Austrália.

Trecho do livro New Jazz - De Volta para o Futuro, de Roberto Muggiati

Track List

1. Daahoud
2. Snowfall
3. Hot House
4. Sweet Georgie Fame
5. Ballad for a Music Box
6. Blues for Herb
7. Softly, as in a Morning Sunrise
8. East to Wes

Credits:

Carl Jefferson - Producer
Hank Jones - Piano
Emily Remler - Guitar
Marvin "Smitty" Smith - Drums
Buster Williams - Bass

YouTube: Emily Remler:
Red Blouse Bossa Nova


Site Oficial: Emily Remler

2 comentários :

  1. Mistake .. O último álbum dela foi This is Me - Justice Records ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu não consegui encontrar esse album da Emily de 1990. Queria muito ouvir.

    Além desse que o JazzMan postou aqui, eu consegui o album "Catwalk" (1984) - muito bom também.

    ResponderExcluir