quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Stan Getz & João Gilberto

1963 - Getz/Gilberto
Gênero: Bossa Nova



Trago até vocês um álbum que estou ouvindo muito nos últimos dias, trata-se do álbum "Getz/Gilberto" do Saxofonista americano de jazz Stan Getz e o violonista João Gilberto, com participação do grande Tom Jobim no piano.

Bom o que me chamou atenção primeiramente para esse álbum foram as músicas - na maioria já conhecidas - e em segundo lugar foi os músicos envolvidos. Stan Getz um saxofonista de jazz que fez grandes parcerias com Tom Jobim e João Gilberto e nada mais nada menos foi ele quem ajudou a divulgar a então Bossa Nova pelo mundo. Stan Getz por exemplo tocou com grandes musícos do Jazz como Chet Baker,Gerry Mulligan, entre outros. Eu confesso que antes desse album não conhecia nada da carreira do Getz. Por outro lado João Gilberto e Tom Jobim (praticamente ajudaram na criação da Bossa Nova). ´

As músicas do álbum em grande maioria escritas por um gênio chamado Tom Jobim, e executadas de forma brilhante pelo trio. No repertório canções como "Corcovado", "Desafinado", "Só Danço Samba", "Doralice", "The Girl From Ipanema" entre outras.

Esse álbum foi reconhecido internacionalmente, ganhando prêmios importantes. Em 1965 ganhou o Grammy Awards de "Best Album of the Year" , "Best Jazz Instrumental" (individual e em grupo). "A Garota de Ipanema" também ganhou o prêmio de "Best Record of the Year" , em 1965. Em 2003, o álbum foi classificado como o número 454 na revista "Rolling Stone" da lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos.

Enfim esse álbum é maravilhoso, um marco na Bossa Nova (na minha opinião). Não só pelas canções, mais pelo trio e por todo reconhecimento que teve merecidamente. Vale e muito conferir.

Track List

1.The Girl From Ipanema
2.Doralice
3.Para Machuchar Meu Coração (To Hurt My Heart)
4.Desafinado
5.Corcovado (Quiet Nights Of Quiet Stars)
6.So Danco Samba (I Only Dance Samba)
7.O Grande Amor
8.Vivo Sonhando
9.The Girl From Ipanema
10.Corcovado (Quiet Nights Of Quiet Stars)

Saxofone tenor: Stan Getz
Piano: Tom Jobim
Violão e voz: João Gilberto
Contrabaixo: Tião Neto
Bateria: Milton Banana
Voz: Astrud Gilberto

Site Oficial: Stan Getz , João Gilberto

Nenhum comentário :

Postar um comentário