sábado, 7 de junho de 2008

Squirrel Nut Zippers

1996 - Hot
Gênero: Jazz Neo Swing



"Hot" da banda Squirrell Nut Zippers - foi o 1º album postado no Blog Jazz e Rock - no dia 15/09/07 - um dia depois do blog ser criado. Eu estou postando novamente o album. Com novo LINK e com novas informações.

Os Squirrel Nut Zippers foram uma das bandas sensação da década de 90. Fascinados com o big band swing e o som do Harlem, os Zippers fazem, com a sua música, uma citação do jazz dos anos 20 e 30.Para os mais novos, familiarizados com o estilo mas não com o conteúdo do clássico hot jazz, a banda revela-se uma boa diversão.

O grupo "rebenta" em 1997 com o single "Hell", do seu segundo álbum, "Hot", um tema "orelhudo" e muito dinâmico, que entra sorrateiramente para o topo das tabelas de música alternativa. "Hell", torna-se o cartão de visita do grupo, ilustrando o seu sentido teatral e bizarro, fazendo dos Zippers uma das mais quentes bandas alternativas da primeira metade desse ano. Os Squirrel Nut Zippers nascem em 1993, quando Jim Mathus (voz, guitarra e trombone) e Katharine Whalen (voz e banjo), deixam Chapell Hill, Carolina do Norte, e se instalam nas proximidades da pequena aldeia de Efland. Assim que chega a Efland, o par recupera uma quinta, onde desenvolve várias artes e ofícios. A banda começa a tomar os seus contornos quando o duo conhece dois locais, Don Raleigh (baixo) e Ken Mosher (guitarra, saxofone e voz), que partilhavam os mesmos interesses. O conjunto fica completo com a entrada de Chris Phillips (bateria e percussão), Tom Maxwell (voz, guitarra, saxofone barítono e clarinete) e Je WidenHouse (trompete), e é nomeado a partir de uma antiga marca de chocolate. Pouco depois da sua formação, o grupo estreia-se ao vivo em Chapel Hill, e, passados poucos meses, já tinha ganho uma larga base de fãs no sul dos EUA.

No final de 1994, os Zippers assinam com a Mammoth Records e editam (na Primavera do ano seguinte) o seu álbum de estreia, "The Inevitable". O disco não causa grande impacto, mas ainda assim o grupo mantém-se em digressão. No início de 1997, editam o seu segundo trabalho "Hot", que inclui o single "Hell", que se torna um hit em rádios influentes como a KROQ de Los Angeles, e na MTV, que passa o teledisco com insistência. Na Primavera, "Hell" e "Hot", tinham-se tornado verdadeiros hits, com "Hell" a ter permanência fixa nas estações de rádio de rock moderno. Apesar do sucesso evidente do grupo, alguma crítica considerava que a banda estava a gozar com o hot jazz e não a prestar-lhe homenagem. Apesar disso "Hell", chega ao Ouro, e um segundo single, "Put A lid On It" é editado no Verão."Perennial Favorites" seguiu-se em 1998, acompanhado de "Christmas Caravan". Em 2000, sai o seu mais recente, "Bedlam Ballroom", um trabalho elogiado pela crítica e que inclui a participação de um novo elemento na banda, Stacy Guess.

"Squirrel Nut Zippers" é uma banda que vale e muito conferir. Uma banda excelente, com um jazz swing que poucos conseguem fazer com tanta competência.

Track List

1.Got My Own Thing Now
2.Put a Lid on It
3.Memphis Exorcism
4.Twiligth
5.It Ain’t You
6.Prince Nez 7.Hell
8.Mean To Be
9.Bad Bussinessman
10. Flight Of The Passing Fancy
11.Blue Angel
12.The Interlocutor

Squirrel Nut Zippers - "Hell"


MySpace Oficial: Squirrel Nut Zippers

2 comentários :

  1. oi vcs poderiam por favor postar again o cd!

    abraçao e obrigado

    ResponderExcluir
  2. Já está na lista de uploads. Assim que sobrar um tempo eu upo.

    Abraço

    ResponderExcluir