quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Lester Young

1952 - Lester Young With The Oscar Peterson Trio
Gênero: Jazz



Está ai um musico que eu sempre quis ouvir. Ouvi falar de Lester Young muito no Programa do Jô. Mais nunca consegui um album dele. E mais recentemente na "Coleção Clássicos do Jazz" vi na edição do Horace Silver - que ele era fã do Presidente. Mais que presidente?? Prez (abreviação de Presidente) e o apelido de Lester.

Lester Young saxofonista Norte Americano. Homem tímido, sensível e de poucas palavras, Lester Young começou sua carreira musical tocando na banda mambembe de sua família, liderada por seu pai Willis Young. Tocava violino, trompete e percussão, passando finalmente para o sax tenor aos 13 anos de idade.

Visto que o jazz já tinha um "rei do swing" com Benny Goodman, um "duque" com Duke Ellington, e um "conde" com Count Basie, Lester Young ficou conhecido como Pres (diminutivo de "presidente"), nome que lhe foi dado por Billie Holiday. Ele devolveu o favor chamando à cantora "Lady Day". Young virou-se para o bebop nos anos 40.

No entanto, depois da Segunda Guerra Mundial começou a sofrer de problemas mentais e alcoolismo, em geral atribuídos a maus-tratos racistas que teria recebido durante a guerra no exército americano, onde era frequente não ser autorizado a tocar o seu saxofone. Apesar disso, manteve uma grande qualidade na interpretação. É geralmente considerado um dos maiores músicos de jazz de todos os tempos.

Está ai um pequeno Histórico sobre Lester - que eu fui procurar para conhecer melhor. Escolhi esse album para postar por que duas coisas me chamaram a atenção:

Quero conhecer o som do Lester e nesse album ele está junto com Oscar Peterson (ótimo pianista) então isso me chamou a atenção para ouvir esse album que é uma obra prima de dois musicos que marcaram época no Jazz. Com vocês Lester Young !!!!

Track List

1. Ad Lib Blues
2. I Can't Get Started
3. Just You, Just Me
4. Almost Like Being In Love
5. Tea For Two
6. There Will Never Be Another You
7. (Back Home Again In) Indiana
8. On The Sunny Side Of The Street
9. Star Dust
10. I'm Confessin'
11. I Can't Give You Anything But Love
12. These Foolish Things
13. (It Takes) Two To Tango
14. I Can't Get Started

Nenhum comentário :

Postar um comentário