segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Nat King Cole

Coleção Folha: Clássicos do Jazz VOL 1 - (30/09/2007)



Ele não foi apenas um cantor de sucessos populares, mas também um grande jazzista. Seu estilo elegante e a voz de veludo influenciaram artistas tão diversos como Oscar Peterson, Diana Krall, Chuck Berry, Ray Charles e Otis Redding.

Nathaniel Adams Coles nasceu em 17 de março de 1917 (algumas fontes registram 1919) em Montgomery, Alabama. A família era pobre, mas musical. Ainda criança, ele aprendeu a tocar piano com a mãe. Suas primeiras gravações, em 36, foram no grupo do irmão Eddie, contrabaixista (outro irmão, Freddy, é hoje um cantor renomado).

No ano seguinte, ele formou o King Cole Trio com o guitarrista Oscar Moore e o baixista Wesley Prince (mais tarde substituídos). Com esse grupo sem bateria, e já cantando, ele começou em 39 a gravar seus primeiros sucessos. Em rápida ascensão, atingiu duas vezes o topo da parada de rhythm & blues em 43, com "That Ain't Right" e "All for You". Em 46, "(I Love You) For Sentimental Reasons" foi número um na parada pop, assim como seu primeiro LP, "The King Cole Trio".

Somando quase 80 músicas de sucesso desde esse período até os anos 60, ele rivalizou com Frank Sinatra, algo excepcional para um artista negro numa época de discriminação racial. Cole foi o primeiro negro a ter um programa semanal na televisão americana e fez vários filmes, como "St. Louis Blues" e "Blue Gardenia".

Em 50 nasceu sua filha Natalie, que também se tornou cantora de sucesso. Em 15 de fevereiro de 65, Nat morreu de câncer no pulmão, em Santa Monica, Califórnia.

Track List

1. Ballerina
2. Funny(Not Much)
3. The Continental
4. I Wish You Love
5. You Leave Me Breathless
6. Thou Swell
7. My Kinda Love
8. The Surrey With The Fringe On Top
9. Where Or When
10. Miss Otis Regrets(She's Unable To Lunch Today)
11. Joe Turner Blues
12. Mr.Cole Won't Rock & Roll
13. In A Mellow Tone
14. Whatcha' Gonna Do

Informações Adicionais de Nat King Cole: Clique Aqui
Site da Organizção Nat King Cole: Clique Aqui
Compre a Coleção: Clique Aqui

Um comentário :

  1. O ARQUIVO FOI DELETADO
    SE POSSÍVEL REPOSTA-LO

    OBRIGADO
    PEJOTA

    ResponderExcluir